Ainda estou a escrever as croniquetas da minha experiência de pouco menos do que 24 horas na Unidade de Emergência Respiratória do São Francisco Xavier (HSFX) de 30 a 31 de janeiro. Ainda tenho mais umas relativas a este período.

Depois da minha transferência para o Egas Moniz na noite de 31, fiz aqui uma recuperação extraordinária de que, a exemplo do HSFX, irei fazer a minha narrativa aligeirada. Mas muitas menos. Irei para casa continuar a lamber as feridas…

Aqui e agora, quero relevar uma coisas extraordinária que observei no SFX: a tranquilidade daquelas equipas, com um sentido de saberem bem o que faziam, a competência, o olhar compassivo e simpático. Tudo equipas jovens (médicas, enfermeiras), bem como as outras (economato, limpeza, auxiliares de diagnóstico) sem as quais é impossível a gestão de um espaço como aquele, cheio de gente aflita e sofredora, tensa e desnorteada.

Digo-vos: venho de lá impressionado e sei que é esta malta da saúde que ESTÁ a vencer a pandemia, designadamente aos mais jovens que iniciaram (muitos já durante a pandemia) a sua novel carreira profissional.

Estou muito orgulhoso de ser português!…

Já queria ter feito esta nota, estava a deixá-la para o fim, mas depois de ler este artigo com uma pequena entrevista ao virologista Pedro Simas ao Expresso, resolvi corroborá-lo com a minha opinião pessoal e dizer: Sim! Vamos vencer!

https://expresso.pt/coronavirus/2021-02-07-Covid-19.-Decrescimo-nas-mortes-e-fantastico-Pedro-Simas-afirma-que-Portugal-pode-ser-dos-melhores-do-mundo-a-controlar-a-terceira-vaga?utm_content=Hei,%20professor,%20não%20deixes%20os%20miúdos%20em%20paz&utm_medium=newsletter&utm_campaign=83f2ba99c0&utm_source=expresso-expressomatinal

Eduardo Ribeiro, Licenciado em Direito Aposentado

ASSINE E DIVULGUE GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA

ASSINATURA ANUAL DA EDIÇÃO ELECTRÓNICA – 10 EUROS

ASSINATURA ANUAL DA EDIÇÃO IMPRESSA (COM ACESSO GRATUITO À EDIÇÃO ELECTRÓNICA) 20 EUROS