Por
Gazeta Paços de Ferreira

01/07/2024, 0:00 h

638

Sabe o que significam estas palavras e expressões?

Economia Opinião

OPINIÃO

Escrever para um jornal local tem a característica de alcançarmos um público muito diferente, quer em termos de idade, quer em termos de conhecimentos. Assim sendo, e antes de analisarmos temas como investimentos, crédito habitação ou instrumentos financeiros, torna-se necessário, antes de mais, abordarmos os conceitos básicos. Por isso, no artigo de hoje, vamos falar sobre a definição de alguns termos ou expressões que ouvimos praticamente todos os dias, mas que podemos não entender bem o significado.

Por Raquel Silva (Economista)

 

LITERACIA FINANCEIRA

 

 

Inflação. É a subida generalizada dos preços (e não apenas o preço de alguns itens específicos), ou seja, com 1 euro compra-se menos hoje do que ontem comprávamos. Já a taxa de inflação homóloga significa o valor da inflação num determinado momento, quando comparado com o mesmo momento do ano anterior.

 

 

Taxa de juro. Juro é o preço do dinheiro. Pode ser um gasto (preço cobrado por um empréstimo) ou um rendimento (o dinheiro que se ganha com um depósito). As taxas de juro indicam esse valor como uma percentagem do montante total e referem-se a um determinado período, normalmente um ano. Há muitos tipos de taxas de juro; sobre algumas delas, falaremos num outro artigo no futuro.

 

 

 

 

Euribor (acrónimo de European Interbank Offered Rate: Taxa Interbancária Oferecida em Euro). Assim como as famílias e as empresas, também os bancos têm necessidade de financiamento e existe uma taxa de juro também para esses empréstimos. Por outras palavras, Euribor é o preço a que os bancos emprestam dinheiro entre si. O valor da Euribor é definido diariamente pela European Banking Federation (Federação Europeia de Bancos) e diz respeito a vários prazos (uma semana, 1 mês, 3 meses, 6 meses e 12 meses). Além do crédito habitação, a Euribor também serve como referência nos instrumentos de taxa de juro (obrigações e derivados).

 

 

Spread. É uma das partes da taxa de juro do crédito habitação. Numa definição simples, o spread não é mais do que o lucro do banco quando concede um empréstimo (determinado em função de vários indicadores). Os spreads podem (e devem) ser negociados, se o nosso spread estiver acima do que pensamos ser o valor praticado no momento.

 

 

ASSINE A GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA

 

 

PIB (Produto Interno Bruto). É a riqueza que uma região (uma cidade, um país) consegue criar num determinado período de tempo. Representa a soma total de todos os bens e serviços finais produzidos. O PIB é um indicador fundamental para avaliar a actividade económica e o desempenho global de uma economia. Se dividirmos o PIB pelo nº de habitantes de um país, temos o PIB per capita, ou seja, a riqueza produzida, em média, por cada habitante.

 

 

Recessão. Recessão económica é um declínio prolongado e proeminente nas actividades económicas e financeiras. Por norma, considera-se que uma economia entrou em recessão quando se verifica uma redução do PIB em dois trimestres consecutivos.

 

 

Da próxima vez que ouvir alguma destas palavras ou expressões no telejornal, já sabe o que significam!

 

 

 

 

Opinião

Opinião

Os Lambe-Cus

13/07/2025

Opinião

MANUEL GASPAR E A ACADÉMICA

12/07/2025

Opinião

Rainhas

12/07/2025

Opinião

Aborto ainda condena mulheres portuguesas

11/07/2025