Por
Gazeta Paços de Ferreira

04/02/2021, 1:00 h

188

Afinal, o que são leguminosas?

Mafalda Pereira

Define-se como leguminosa todos os grãos que são produzidos em vagens: feijão, grão de bico, lentilha, ervilha, milho, fava, tremoço, soja e amendoim.

Sim, o amendoim é mesmo uma leguminosa!

Pelo seu elevado teor em gordura é geralmente incluído no grupo dos frutos oleaginosos, onde se encontram também as nozes, amêndoas, avelãs e companhia.

As leguminosas representam o menor grupo da roda dos alimentos e apresentam uma clara vantagem para o ser humano e para o ambiente, por serem uma boa fonte de proteína de origem vegetal.

Embora cada leguminosa possua características únicas e específicas, no geral são fornecedoras de hidratos de carbono de absorção lenta, fibras, proteínas, vitaminas do complexo B, minerais como cálcio, ferro, potássio, fósforo e magnésio, e, ainda, vários fitoquímicos. Pela sua composição nutricional, as leguminosas tanto podem ser a fonte de hidratos de carbono do prato, sendo utilizadas em detrimento do arroz, massa e batata, como podem constituir a fonte proteica da refeição, substituindo a carne e o peixe.

Neste último caso, apenas necessita de juntar um cereal para garantir uma refeição com proteínas de elevado valor biológico.

Além desta versatilidade, as leguminosas apresentam ainda uma elevada praticabilidade, uma vez que, podem ser cozidas em grandes quantidades e congeladas em pequenas porções, de modo a estarem sempre prontas quanto é necessário fazer uma refeição rápida.

Assim, use e abuse das leguminosas! Consuma-as diariamente, seja simplesmente como enriquecimento da sua sopa ou fazendo delas o elemento responsável pela cor e sabor do seu prato principal.

Mafalda Pacheco Pereira

Assine e divulgue Gazeta de Paços de Ferreira

Assinatura anual 20,00

Com acesso gratuito à  edição electrónica

Opinião

Opinião

Gestão Autárquica e os novos desafios!

21/12/2025

Opinião

O desperdício alimentar e falta de natalidade em Portugal: o retrato de dois desafios e a exigência de uma reflexão

21/12/2025

Opinião

REAGRUPAMENTO FAMILIAR. COMO FAZER?

21/12/2025

Opinião

Habitação, a memória curta do Partido Socialista

21/12/2025