17/08/2020, 11:33 h
263
Na sequência da tragédia ocorrida, recentemente, no concelho de Santo Tirso, as questões relacionadas com os direitos dos animais, muito em particular, os cães abandonados, voltaram a estar na ordem do dia.
Quanto à situação em concreto, as terríveis imagens que todos tivemos oportunidade de ver são de tal forma violentas e chocantes que ninguém poderia ter ficado indiferente. Como qualquer tragédia, aquilo que todos desejamos é que não se volte a repetir.
Infelizmente, a questão dos animais abandonados é um problema muito difícil que todo o país tem entre mãos e cuja solução implica tempo e recursos financeiros. Para além das responsabilidades do Estado e das Autarquias Locais e como em muitas outras áreas e setores, é absolutamente fundamental o envolvimento da sociedade civil.
No concelho de Paços de Ferreira temos a felicidade de contar com duas associações de defesa e proteção dos animais, a “Pecaninos” e “Cemtrela”, cujo trabalho voluntário tem sido exemplar. Os problemas no nosso concelho seriam exponencialmente superiores se não tivéssemos a colaboração destas associações e de muitos cidadãos voluntários que têm lutado por esta nobre causa.
Para além da questão relacionada com um novo canil, que queremos ver resolvida no mais breve espaço de tempo possível, as campanhas massivas de esterilização são uma das chaves para o problema. Iniciaremos, ainda em mês, a terceira campanha deste mandato. Uma vez mais, este trabalho será realizado com o indispensável trabalho das duas associações concelhias e o apoio de duas clínicas veterinárias. Não será apenas com esta medida que vamos conseguir terminar com o problema, é verdade. Mas mantendo este tipo de iniciativas com o grau de frequência como tem sucedido ao longo dos últimos anos no nosso concelho, a questão dos animais errantes poderá ficar minimamente controlada, com a indispensável colaboração das associações locais, voluntários e muitos cidadãos anónimos que, cada vez em maior número, defendem esta nobre causa. É este o trabalho que, também no concelho de Paços de Ferreira, continuará a ser feito.
Paulo Ferreira
Assine e divulgue Gazeta de Paços de Ferreira
Desde 1952 ao serviço da informação e da cultura
Pela defesa dos interesses do concelho de Paços de Ferreira e da sua população
Assine Gazeta de Paços de Ferreira
Assinatura anual 20,00. Com a oferta do acesso à edição electrónica, em reestruturação
Opinião
17/08/2025
Opinião
13/08/2025
Opinião
11/08/2025
Opinião
10/08/2025