Por
Gazeta Paços de Ferreira

24/10/2024, 10:47 h

390

Auditório Ermelinda Cunha – Castiça

Cultura Destaque Frazão Arreigada

Homenagem a uma figura ímpar em Frazão

Este novo Auditório é fruto de várias transformações ao longo da história. Já foi adega, Espaço da Juventude, Sede da Associação de Futebol Amador de Paços de Ferreira, Espaço de Internet, Sede dos Bombos da Sede, um sem fim de fins… “Associar esta casa à Castiça, é obrigar a que esta obra se perpetue. Nunca depois disto poderá ser alterado o seu fim nem o seu nome”, considera o presidente da Junta de Freguesia.

 

DESTAQUE
 

 

A Junta de Freguesia de Frazão Arreigada já há alguns anos que ansiava por ter na sua terra um auditório. 

 

 

As constantes manifestações culturais que promovia, iam sendo apresentadas em casa empresta, ora na Cruz Vermelha de Frazão, ora no Salão paroquial de Arreigada, mas sempre com condições adversas, que em muito condicionavam os espetáculos, especialmente da Oficina de Teatro de Frazão Arreigada, jovem companhia de Teatro desta freguesia.

 

 

Em março de 2024, no dia 8, ou seja dia da mulher, deram-se simbolicamente início aos trabalhos de construção do novo Auditório. A data foi escolhida a preceito, personificada a Castiça como a MULHER da freguesia.

 

 

Este novo Auditório é fruto de várias transformações ao longo da história. Já foi adega, Espaço da Juventude, Sede da Associação de Futebol Amador de Paços de Ferreira, Espaço de Internet, Sede dos Bombos da Sede, um sem fim de fins… “Associar esta casa à Castiça, é obrigar a que esta obra se perpetue. Nunca depois disto poderá ser alterado o seu fim nem o seu nome”, considera o presidente da Junta de Freguesia.

 

 

As dificuldades financeiras das juntas de freguesia são evidentes, tendo orçamentos limitados e competências mínimas, ficam difíceis as obras de grande envergadura, onde o investimento seja avultado. 

 

 

À moda da Castiça, numa freguesia que prima pelo esforço de conquistar as coisas, movidos pelo espírito de serviço, um grupo de cidadãos e algumas empresas puseram pés ao caminho e fizeram da dificuldade um desafio, criando este magnífica casa de espetáculos.

 

 

C:\Users\Utilizador\AppData\Local\Packages\5319275A.WhatsAppDesktop_cv1g1gvanyjgm\TempState\35CF0F704286108DEB76366A16415140\Imagem WhatsApp 2024-10-22 às 16.56.21_13a3d2d2.jpg

 

 

Esta é a máxima desta obra: “do que eu sou capaz pela minha freguesia”.

 

 

O mês de agosto, de férias profissionais, permitiram ao grupo de voluntários terminar a obra. Não trabalhando nas suas empresas, dedicaram dias das suas férias a esta causa. Apesar da inauguração oficial, com a Ministra da Juventude e Modernização, ter ocorrido em 8 de outubro, o auditório teve a sua ante estreia a 16 de agosto, com a Oficina de Teatro de Frazão Arreigada.

 

 

 

 

Cidadã honorífica da Freguesia

 

 

Ao longo dos seus 90 anos, a dona Ermelinda Gomes da Cunha, comummente conhecida por CASTIÇA, foi o que se considera um exemplo de virtudes para as gerações mais novas. Uma alegria estonteante e acima de tudo contagiante. De uma dedicação incalculável e irrepetível. Uma certeza nas suas ações: trabalho pela comunidade.

 

 

Uma lição de simplicidade e de humildade que deixa no seu legado. MULHER do povo e sempre a trabalhar para o povo. Ninguém lhe conseguia dizer que não. De saco em punho, procissão acima, na volta dos bombos à freguesia, no recolher de todos os fundos para as todas as festas… sempre em ação pelo manter das tradições religiosas e pagãs.

 

 

A Rainha da Marcha de S. João… esguia e aprumada, muito bem vestida, era um orgulho ver a CASTIÇA a finalizar em grande a marcha de cada ano. A Festa de S. João recorda uma lenda.

 

 

Zeladora da Igreja anos a fio, dedicação extrema à paróquia e às suas necessidades, fizeram da dona Ermelinda um exemplo.

 

 

O seu último adeus deu-se no dia do Trabalhador. O dia certo para recordar a CASTIÇA pelo seu exemplo de trabalho e dedicação às causas da Freguesia. 

 

 

Na sua caminhada final, rufaram os Bombos da Sede, num misto de gratidão e tristeza pela sua partida, feita em festa como ELA pedira e merecera.

 

 

Que este seu exemplo de vida se mantenha nas nossas memórias e acima de tudo que se transmita às gerações mais novas. A CASTIÇA deu tudo de si aos outros.

 

 

Com a sua morte deixa órfãos 7 filhos, 17 netos e 15 bisnetos, mas deixou ainda uma freguesia órfã de um nome maior, que primou pelo exemplo do trabalho pela comunidade.

 

 

Joaquim Sérgio, Presidente da Junta Freguesia Frazão Arreigada

 

 

 

 

“Inaugurar esta casa é o culminar de um sonho. Foram muitos dias e noites de trabalho, de muita entrega de gente anónima, que tal como a Castiça, fizeram do amor à terra, uma causa maior. O meu maior desafio, desde o início de mandato anterior, era termos capacidade de construir um auditório. A aposta na cultura tem efeitos brutais na sociedade. Uma terra com hábitos culturais é uma terra com maior conhecimento, com maior capacidade de empreender, com maior visão estratégica. O pensamento está alicerçado na cultura, criam-se valores essenciais ao desenvolvimento. Ora se cremos evoluir, temos que investir hoje, para colher no futuro. Por isso fizemos esta aposta clara na cultura. Assim asseguramos aos nossos jovens que não necessitam de sair de cá, pois termos espaço para a sua criação.

 

 

O desafio maior seria a questão financeira. Como construir algo assim? Com que dinheiro? Tal como a Castiça, nós na freguesia temos gente que se dedica à causa pública sem qualquer interesse, a não ser o interesse maior, o bem comum. Bastou lançar o desafio e muitos foram os voluntários a dedicarem-se afincadamente nesta causa. Se no início as dúvidas eram muitas, com o desenvolver da obra, as certezas e o orgulho imenso estavam no nosso seio. Foram muitos os dias de trabalho contínuo. Sair do trabalho para este Auditório. Foi um trabalho de verdadeiros amadores, mas no sentido literal da palavra, de gente que ama o que faz. É um orgulho ter gente assim. Lembramos que toda a obra foi suportada pelo orçamento da Junta de Freguesia.

 

 

Por fim o nome e a inauguração. A Castiça merece ser reconhecida pelo seu trajeto de vida, sem dúvida que é uma referência para todos. A Junta de Freguesia de Frazão Arreigada declarou-a Cidadã Honorífica da Freguesia. Merece este reconhecimento. Mas a cereja no topo do bolo é a presença de uma figura de Estado na inauguração. A presença da Sra. Ministra da Juventude é para nós o culminar perfeito deste trabalho. Para os trabalhadores voluntários e empresas colaboradoras, é um orgulho receber um diploma pelas mãos da Sra. Ministra, ao mesmo tempo ser uma figura de Estado, jovem e mulher, é também fundamental para a memória da Castiça: uma mulher e sempre jovem”.

 

 

Margarida Balseiro Lopes, Ministra da Juventude e Modernização

 

 

 

 

 

“Sente-se um calor enorme de afeto, ternura, de gratidão, em relação ao que foi o percurso de vida de Ermelinda Cunha, por tanto, é obrigação dos membros do Governo poder prestar tributo e homenagear este tipo de figuras tão importantes para as comunidades. Este espaço, como diz o Sr. Presidente da Junta, já foi e continuará a ser um espaço de encontro, será um encontro de juventude e nós precisamos mesmo que os jovens tenham espaços destes nas juntas de freguesias para se poderem encontrar, não apenas entre si, mas também com outras gerações.

 

 

Este é um excelente exemplo, pois congrega aqui várias dimensões, com o grupo de teatro também a triar partido deste espaço e a cultura é um dos maiores patrimónios que qualquer comunidade pode ter.

 

 

Parabéns à Junta de Freguesia pela obra e pela forma como mobilizou as suas gentes nesta envolvência”.

 

 

O Futuro

 

 

 

 

O Auditório Castiça será um espaço de coabitação entre os Bombos da Sede de Frazão, que manterão aqui a sua Sede, a Oficina de Teatro de Frazão Arreigada, que aqui poderão dinamizar as suas peças de teatro, todas as associações ou grupos da freguesia que pretendam usar o espaço e a Junta de Freguesia.

 

 

Estão já marcados uma série de iniciativas até ao final do ano. Para a Junta de Freguesia é importante que este espaço se dinamize, esteja constantemente em atividade, criando o hábito de ao fim de semana haver programa cultural no Auditório. 

 

 

Para os próximos tempos há teatro e cinema, no próximo sábado e domingo, dias 26 e 27 de outubro. Há concertos dos Grupos Corais de Frazão e de Arreigada, concerto de S. Martinho e de Natal. Há concerto com o Orfeão de Eiriz. Há concerto com as Castanholas de Freamunde.

 

 

Trabalhadores voluntários e empresas solidárias

 

 

 

 

Alexandre Joaquim Nunes Moura; António José Ferreira Coelho; António Barbosa Torres; António Maria Rocha Carneiro; Camilo José de Sousa Martins; Diogo Filipe Carneiro Gonçalves; Fernando Manuel Oliveira Martins; Joaquim Sérgio Barbosa Pereira Gomes; José da Silva Monteiro; José Maximino Moreira Teixeira; José Pedro da Silva Dias; Ludovic Leonel Neto Sousa; Manuel Fernando da Silva Carneiro; Mário Hugo Ribeiro Costa; Paulo Manuel Ferreira da Conceição; Abílio Moreira Dias, Eletricidade; Bruno Moreira Interiores; Moveis António Ferreira Coelho; Moveis Pinto; Moveis Quintino; Moveis S. Brás; O Pingente Ferragens, Lda.; Rui Sousa Martins & Irmãos Companhia LDA e Serralharia PauCarTex, Lda.

 

 

ASSINE A GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA

Opinião

Opinião

Vamos falar de Investimentos? – parte V

2/12/2024

Opinião

Um escarro no 25 de Abril

1/12/2024

Opinião

Contraordenações Rodoviárias

1/12/2024

Opinião

O impacto transformador do voluntariado na sociedade

30/11/2024