19/10/2025, 9:07 h
20
Atualidade Opinião António Colaço
OPINIÃO
Por António Bernardo Colaço (Juiz Conselheiro STJ Jubilado)
Segundo informações técnicas que foi possível obter, o aparelho F-35 é configurado como um caça multifunção supersónico e furtivo da 5ª geração; carrega internamente armamento para manter a vantagem de ser invisível ao radar inimigo. É qualificada como uma arma letal para a guerra moderna com tecnologia de ponta.
Ora, o Sr. Ministro da Defesa conhece, deve conhecer ou é suposto conhecer, este enquadramento, não só quanto ao tipo do aparelho, da sua natureza, como ainda da política seguida neste domínio.
Sabia, por isso, que o caça é uma arma de guerra e que a sua destinação para Israel é proibida no plano da relação diplomática.
Caem assim por terra, as desculpas do Sr. 1º Ministro: não era preciso que os caças transportassem armas para Israel; os caças são em si uma arma de guerra. Não podiam por isso utilizar a Base das Lajes com os propósitos que o fizeram.
Daí que a celeuma lateral suscitada em torno deste fato, sobre se o Sr. Ministro da Defesa informou ou não o Ministro Negócios Estrangeiros desta malfadada utilização da Base das Lajes ou se ocorreu um 'erro processual' na perspectiva do Sr. 1º Ministro é um 'fait divers' meramente irrelevante.
ASSINE A GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA
Opinião
19/10/2025
Opinião
19/10/2025
Opinião
19/10/2025
Opinião
19/10/2025