09/11/2025, 0:00 h
11
Opinião Opinião Politica Partido Social Democrata
OPINIÃO POLÍTICA
Por António Coelho (Membro da Comissão Concelhia de Paços de Ferreira do Partido Social Democrata)
Esta semana, quinta-feira, dia 6 de novembro, comemora-se o 189º aniversário do concelho de Paços de Ferreira, no dia imediatamente a seguir à instalação dos órgãos autárquicos do município, para o mandato 2025/2029.
O aniversário é e deverá ser, sempre, um momento de celebração, não só pelo percurso de construção de uma comunidade que nos trouxe até aos dias de hoje, mas sobretudo pela esperança que o futuro representa para a continuação da construção desta mesma comunidade.
É precisamente por considerar que o nosso concelho é muito mais do que um território com uma organização administrativa e política que prefiro usar o termo comunidade. Numa comunidade há valores mais fortes, há cultura, há partilha e os interesses comuns são capazes de unir as pessoas em torno de objetivos nobres na construção de um futuro mais próspero, mais justo e mais solidário.

Todos nós sabemos que em democracia e num estado de direito democrático a política tem um papel central na organização das comunidades e no seu desenvolvimento e não há democracia sem partidos políticos, como também não há partidos sem pessoas.
Quero, por isso, neste momento de início de mandatos nos diversos órgãos autárquicos, expressar aqui o desejo de que as pessoas que compõem os partidos políticos e que têm responsabilidade políticas públicas, não cedam ao populismo e não violem as suas consciências por acharem que conseguem obter mais vantagens políticas imediatas para si e para o seu partido. A construção da esperança numa comunidade sólida faz-se com aqueles que praticam a honestidade intelectual, proferem discursos sérios e estão disponíveis para o debate político, democrático, de forma construtiva e livre.
ASSINE A GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA
Opinião
9/11/2025
Opinião
9/11/2025
Opinião
9/11/2025
Opinião
8/11/2025