14/03/2026, 9:48 h
12
Desporto Futebol Opinião Pedro Queirós
DESPORTO
Por Pedro Queirós
O Sporting voltou a perder dois pontos frente ao SC Braga, depois de Zalazar converter uma grande penalidade já em período de descontos. O mesmo aconteceu na primeira volta. Este resultado deixava o Sporting a assistir ao clássico do dia seguinte de calculadora na mão e com vários cenários em cima da mesa.
O FC Porto ia à Luz ciente de que o jogo estava à sua feição, mesmo ao jeito de Farioli: entregar a bola ao adversário, defender bem e esperar erros do adversário para os ferir. Na primeira parte, tudo correu como planeado. 0-2 no marcador e o FC Porto com vantagem virtual de seis pontos sobre o Sporting. Na segunda parte, e embora com oportunidades de matar o jogo, o Benfica chegou ao empate. É impossível não associar esta quebra à entrada de Francisco Moura em campo. José Mourinho leu bem o jogo, o que já é habitual, e lançou Lukebakio. Pelo lado esquerdo da defesa do Porto, o Benfica fabricou os dois golos. Assim, e virtualmente afastado do título, o Benfica regressa à luta e ganha uma bomba de oxigénio depois de resgatar um empate num jogo em que deu a primeira parte de avanço.

O Sporting, que saiu em baixa de Braga, também cresce com este resultado. Depois de estar bem longe do primeiro lugar, os quatro pontos que mantém de diferença ainda dão esperança.
Já o FC Porto é o único que pode sair por baixo. 0-2 em casa do maior rival em 45 minutos e acabar com um empate deixa um sentimento de frustração. Acredito que, antes do jogo, qualquer portista aceitaria o empate como bom resultado, mas as circunstâncias do jogo mostram o contrário. Ainda assim, o FC Porto continua primeiro classificado, com quatro pontos de vantagem e nove jogos por disputar.
Assim, o FC Porto ultrapassa uma jornada de nível difícil sem perda de vantagem e sabe que os dois perseguidores ainda se irão defrontar entre si.
A “Cimeira do Título” desta jornada deixou tudo igual pontualmente, com vantagem do FC Porto. As circunstâncias dos dois jogos deixam Sporting e Benfica mais moralizados, dado estarem praticamente afastados do título e de terem regressado ao minuto 89, num golo de Leandro Barreiro.
Os pontos estão cada vez mais caros e os erros pagam-se com um preço bastante inflacionado.
ASSINE A GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA
Opinião
14/03/2026
Opinião
14/03/2026
Opinião
14/03/2026
Opinião
14/03/2026