Por
Gazeta Paços de Ferreira

07/07/2024, 0:00 h

250

Cuidar e Proteger

Opinião Opinião Politica Juventude Social Democrata

OPINIÃO

Vivemos tempos em que a sensibilização para os maus-tratos a animais é muita, no entanto, nunca é demais reforçar, pois ainda são muitos os números diários de animais, que são resgatados e que ficam dias, meses e até anos à espera de uma família, que tenha amor, carinho e atenção para lhes dar.

Por Leonor Leão (Vice-presidente da JSD Paços de Ferreira)

OPINIÃO

 

 

Quando falamos de maus-tratos a animais, falamos de qualquer comportamento que cause dor, sofrimento ou danos a um animal. Este comportamento pode referir-se a negligência, abuso físico, confinamento inadequado, privação de alimentação, água ou cuidados médicos, e também, o uso de animais em atividades que lhes causem sofrimento.

 

 

Em Portugal, os maus-tratos a animais são regulados por leis específicas, que visam proteger os animais e punir aqueles que os maltratem. A legislação portuguesa reflete uma crescente preocupação com o bem-estar animal e inclui disposições, tanto no Código Penal quanto em leis específicas.

 

 

A proteção e o bem-estar dos animais são responsabilidades coletivas. A prevenção de maus-tratos a animais requer educação, consciencialização e a aplicação rigorosa da lei. Ao denunciar abusos e apoiar práticas de cuidado responsável, todos estamos a contribuir para um mundo mais compassivo e justo para os animais.

 

 

Neste sentido, temos no nosso concelho várias associações dedicadas ao cuidado animal, associações essas que prestam, há vários anos, um serviço de dedicação, empenho e voluntariado, em prol desta causa.

 

 

ASSINE A GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA

 

 

O Município de Paços de Ferreira tem um protocolo de colaboração celebrado com a ABSOL.

 

 

A ABSOL- Associação Beleza Solidária é uma associação sem fins lucrativos, com o objetivo de defender a saúde e o bem-estar dos animais. Este protocolo tem como principal objetivo reencaminhar os animais considerados “não adotáveis”, por apresentarem comportamentos “agressivos e assilvestrados” para a ABSOL, sendo que o Município de Paços de Ferreira atribui um apoio mensal de 2.500,00€, para ajudar nas despesas que a associação terá com os respetivos animais.

 

 

Questiono: receberão as associações do nosso concelho ajudas equitativas a esta? As despesas inerentes aos animais são grandes, a inflação aumentou igualmente em todo o país, tendo as nossas associações que suportar todos os custos inerentes aos cuidados animais, custos esses iguais aos de qualquer outra associação deste cariz.

 

 

 

 

Opinião

Opinião

Em tema de crédito ao consumo: “só se empresta um cabrito a quem tem um boi…”

6/07/2025

Opinião

Instituições Particulares de Solidariedade Social

6/07/2025

Opinião

Habitação, promessas no papel, silêncios no terreno

6/07/2025

Opinião

A mobilidade pública é uma questão de justiça

6/07/2025