Por
Gazeta Paços de Ferreira

19/10/2025, 8:46 h

12

DESUMANIDADE

Cultura Joaquim Leal Opinião

OPINIÃO

Publicado na edição impressa n.º 2652 de 09/10/2025 da Gazeta de Paços de Ferreira.

Por Joaquim António Leal

 

Gaza, Palestina, 3 de outubro de 2025. Segundo uma investigação da ONU, o número de mortos já deverá rondar os 680 mil, dos quais 380 mil serão crianças. Terroristas com menos de cinco anos de idade que foram abatidos para que não pudessem crescer. Do total, cerca de 75% das vítimas são mulheres e crianças, todas elas armados dum rosto horrorizado e duma enorme vontade de viver. Foram mortos com balas, com bombas, com fome, com falta de medicamentos e de hospitais.

 

É uma falácia admitir que Israel exerce o direito à legítima defesa, pois há muito se esgotou esse argumento. O episódio da incursão do Hamas em território israelita funcionou como um pretexto para que as forças sionistas fizessem o que há muito desejavam, ou seja, para continuarem o roubo de territórios palestinianos e para aterrorizarem e expulsarem os seus habitantes. É a vontade de Deus, dizem, escudando-se na ideia de que esta é a Terra Prometida, e por isso, tal como o seu templo não ficou pedra sobre pedra, também as casas dos palestinianos terão de ser reduzidas a escombros. Acredita quem quer, mas se Deus fosse assim, cruel e sanguinário, não passaria dum simples Demónio. Mas talvez não seja Deus que está em causa, pois se Ele é bom e realmente existe, não apoiará um bando de assassinos sanguinários, embora não se entenda porque não intervém, porque não impede esta desumanidade.

 

 

 

 

E há quem tolere, e mesmo defenda, os métodos deste governo cruel, e o apoie com armas, com trocas de produtos que lhes beneficia a economia, com publicações bajuladoras nas redes sociais. Assiste-se até aos diabólicos desejos de seres que se dizem gente, que se manifestam a favor do aniquilamento das corajosas pessoas que integraram a flotilha que quis levar ajuda humanitária ao povo moribundo. Não há dúvida que se trata de seres sem escrúpulos, sem princípios morais, sem o mínimo de humanidade, e temos o dever moral de os denunciar.

 

No próximo domingo vamos eleger os líderes das nossas autarquias e tu vais votar num daqueles que julgas melhor servir a tua terra e as suas gentes. A escolha será exclusivamente tua, mas, por favor, não votes em candidatos/partidos que desejam a continuação da matança dos inocentes, ou serás cúmplice.

 

 

ASSINE A GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA

Opinião

Opinião

Caças F-35 pelas Lages

19/10/2025

Opinião

«ERA UMA VEZ NA AMÉRICA»…

19/10/2025

Opinião

DESUMANIDADE

19/10/2025

Opinião

A arte desvenda os mistérios da espiritualidade

19/10/2025