Por
Gazeta Paços de Ferreira

30/03/2024, 0:00 h

491

Ética e Fair Play

Desporto Opinião José Neto FC PAÇOS FERREIRA

Formação do jovem futebolista

Os clubes podem ser transformados (e em muitos deles isto está a acontecer) em ESCOLAS de formação para a vida, já que a obediência aos princípios que os gerem que através do TREINO e do JOGO e das responsabilidades dum FORMAR PARA CRESCER E CRESCER PARA RENDER a isso implica.

Por José Neto (Doutorado em Ciências do Desporto; Docente Universitário; Embaixador Nacional para a Ética e Fair Play no Desporto)

COMENTÁRIO DESPORTIVO

 

 

A convite do Diretor de Departamento de Formação do F.C.Paços de Ferreira, Dr. José Pinto, estiveram reunidos no Auditório da Associação Empresarial, no início de noite do passado dia 18 ( na abertura das comemorações do DIA DO PAI), algumas centenas de jovens atletas, acompanhados por pais, treinadores e dirigentes do Clube.

 

 

Na continuidade destas ações de teor pedagógico, deve ser justamente referida a importância destas temáticas na linha orientadora duma instituição prestigiada pelos valores de quem ousa defender o emblema pacense.

 

 

Em termos muitos gerais, no que concerne à temática da ÉTICA E FAIR PLAY, foi referenciado a igualdade de oportunidades e reconhecimento das normas e princípios de cooperação, que estão presentes na prática desportiva e que se aplicam na vida ativa.

 

 

 

 

Motivação e Resiliência

 

 

Nos aspetos focados sobre a RESILIÊNCIA, foi evidenciada essa teimosia saudável para a superação em ultrapassar dificuldades na construção e cumprimento dos objetivos de conquista.

 

 

No âmbito da MOTIVAÇÃO, fazendo constar as estratégias para um forte empenhamento para a obtenção dum forte rendimento na conquista do futuro, em contraste com a denúncia dum fraco empenhamento, rubricando como consequência o futuro como pesadelo.

 

 

Para além das imagens visualizadas, concluiu-se que, da parte do jogador, deverá abraçar sempre a tarefa como paixão, lutar com determinação e que o rendimento sempre deverá significar muito mais importância do que o resultado.

 

 

Da parte do treinador, a nobreza da sua função pedagógica deverá sempre situar-se no lema: orientar sem humilhar e corrigir sem ofender, e no que se refere aos pais, ter como principal preocupação essa importante fórmula, de que pela prática do Futebol, os seus filhos conseguirem combater o renunciar ao suor, ao esforço, ao abandono da responsabilidade, à superação, à preguicite aguda e se tornarem mais fortes, mais resistentes, mais coesos, mais inteligentes, mais compreensíveis e, sobretudo, mais felize

 

 

Permitam-me evocar o meu estado de gratidão pela atenção como fui recebido e que os 60 minutos previstos na comunicação se transformassem em 2 horas e alguns minutos, com muitos ainda sem jantar e tanto carinho prestado, que deveras muito me emocionou.

 

 

ASSINE A GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA

 

 

Clubes - Escolas de Formação

 

 

Grande GOLAÇO do F.C.P.Ferreira. Nesta dimensão os clubes podem ser transformados (e em muitos deles isto está a acontecer) em ESCOLAS de formação para a vida, já que a obediência aos princípios que os gerem que através do TREINO e do JOGO e das responsabilidades dum FORMAR PARA CRESCER E CRESCER PARA RENDER a isso implica.

 

 

Não ... não é com base da formatação de cargas orientadas como as crianças e jovens fossem adultos em miniatura, nem adiantar especialização precoce sem ter tempo de saborear o fenómeno do encontro com a felicidade no respeito pelo outro, sendo este companheiro ou adversário mas isso mesmo, que a criança e o jovem encontrem o seu espaço livre e libertador que o FUTEBOL COMO ESCOLA DE VIRTUDES pode promover.

 

 

 

 

Já sabemos que anda por aí uma onda de exigências para que os CRISTIANOS RONALDOS ou MESSIS rapidamente se copiem, modelando o impossível e dando por vezes origens à desistência e abandono com graves consequências.

 

 

É preciso que saibam que temos por exemplo em Inglaterra crianças e jovens a jogar Futebol e apenas 0.5% conseguem atingir o profissionalismo e apenas 180 no total de 1 milhão conseguem chegar a internacionais e em Espanha nos últimos 10 anos apenas uma criança entre 1.800 atingiu a Liga profissional... (tentarei brevemente investigar o caso em outros países nomeadamente em Portugal).

 

 

Vamos fazer de cada jogo um ato de formação para a vida com alegria e festa, fazendo de cada gota de suor um grão de felicidade.

 

 

Bem Hajam.

 

 

 

 

Opinião

Opinião

O que é a inflação?

15/07/2025

Opinião

Os pobres não podem esperar

13/07/2025

Opinião

Os Lambe-Cus

13/07/2025

Opinião

MANUEL GASPAR E A ACADÉMICA

12/07/2025