Por
Gazeta Paços de Ferreira

23/11/2025, 11:09 h

13

Rescaldo com Futuro

Opinião Opinião Politica Partido Social Democrata

OPINIÃO POLÍTICA

No dia em que escrevo este artigo, já todos os órgãos autárquicos municipais se encontram instalados. O panorama político concelhio, no pós-eleições autárquicas, é diferente daquele que existia até então.

Por Miguel Pereira (Vice-Presidente do Partido Social Democrata de Paços de Ferreira)

 

No passado recente, o Partido Socialista havia merecido a confiança maioritária da população para gerir com os seus programas, a Câmara Municipal, a Assembleia Municipal e a maioria das Juntas de Freguesia. Contudo, esse poder maioritário foi retirado pelo voto popular, mantendo apenas a maioria no executivo municipal.

 

Este é um novo tempo, onde a realidade política concelhia mudou e, importa que todos os agentes políticos o entendam. É vital um diálogo franco, aberto e que reflita a vontade expressa pela nossa população, naquilo que será a ação de cada órgão autárquico.

 

Na reflexão que deve ser feita por parte do PSD, desde logo, começo por reconhecer que o objetivo da conquista da vitória na Câmara Municipal não foi atingido e, isso, merece uma análise interna. Contudo, importa também analisar os processos nas freguesias do nosso concelho, onde conquistamos uma alargada vitória em 11 das 16 freguesias. Este facto assume ainda maior relevância, se recuarmos no tempo e percebermos que o PSD não reconquistava nenhuma Junta de Freguesia desde 2009. E, neste processo, não só logrou conquistar mais Juntas de Freguesia, como foram conquistadas duas freguesias onde o Partido Socialista era poder e recandidatava os, até então, Presidentes de Junta.

 

 

 

 

Esta, foi uma clara vitória das equipas e dos candidatos às Juntas de Freguesia e da estratégia utilizada em cada uma delas. E, para futuro, é importante que se entenda o sinal dado nestas eleições.

 

Os próximos tempos trarão uma reformulação da estrutura concelhia do PSD, onde – na minha opinião - os sinais dados nestas eleições autárquicas devem servir de guião para a ação política presente e futura do partido. Desde logo, a capacidade demonstrada neste processo de aproximar à política concelhia e ao PSD, muitos homens e mulheres que anteriormente nunca haviam assumido funções partidárias e/ou políticas. Hoje, o PSD tem nas suas bases muita gente de valor, com vontade de trabalhar pela nossa terra e um amor imensurável pelas nossas freguesias e pelo nosso concelho. O PSD deve ser uma porta aberta para todos aqueles que queiram participar na construção do presente e futuro do nosso concelho, com base num projeto sólido, marcadamente social democrata e com cada um dos nossos concidadãos a ser o início, o meio e o fim de todos os objetivos da nossa ação política.

 

Um partido aberto, participado e participativo, deve ser a base do trabalho para os próximos anos.

 

Como sempre, continuarei disponível para trabalhar.

 

 

ASSINE A GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA

Opinião

Opinião

Rescaldo com Futuro

23/11/2025

Opinião

UM NOVO CICLO PARA PAÇOS DE FERREIRA 2.0!

23/11/2025

Opinião

A Importância da Participação Cívica na Política Local

23/11/2025

Opinião

A Assembleia Municipal

23/11/2025