Por
Gazeta Paços de Ferreira

03/08/2024, 0:00 h

72

Reter Talento: É Barato e Dá Milhões

Desporto Pedro Queirós Comentário Desportivo

DESPORTO

Reter talento também é reforçar a equipa e custa menos que uma transferência. O Benfica é o exemplo com os casos mais gritantes. Rúben Dias já tinha 23 anos quando saiu para o Manchester City e por lá continua com muito sucesso.

Por Pedro Queirós

COMENTÁRIO DESPORTIVO

 

 

João Félix e Renato Sanches são bons exemplos de erros de mercado do Benfica. Foram vendas excelentes para os cofres, mas prejudiciais no plano desportivo e até naquilo que foi a carreira dos dois jogadores desde a saída.

 

 

Poderão dizer que o clube precisa da receita e não consegue competir com os salários do Atlético de Madrid e do Bayern de Munique, nestes dois casos em específico. Concordo. Mas vejamos… 

 

 

Renato Sanches tinha 18 anos quando saiu para Munique, para um gigante habituado a passear no campeonato e a lutar pela Champions, a concorrência era enorme e o jogador passou de uma estrela em ascensão a jogar regularmente num grande português para ser um jovem promissor no banco suplentes numa das melhores equipas do mundo.

 

 

João Félix tinha 19 anos quando seguiu para Madrid. O Atlético de Simeone é uma equipa que  tem uma filosofia muito característica e não parecia ser o melhor destino para o atleta. Não foi. A tenra idade, o peso de mais de 120 milhões, um perfil que não se coaduna na totalidade com o futebol intenso e físico da equipa… João Félix é, ainda hoje, uma promessa que não explodiu.

 

 

Ao que parece, João Neves pode ser o próximo. O médio já estará destino ao PSG. Tem 19 anos. O Benfica vai voltar a encher os cofres, mas tem assim tanta necessidade de se desfazer do melhor jogador da época passada?

 

 

 

 

Mais uma época no clube trazem mais experiência, mais minutos e, sobretudo, mentalidade mais forte para encarar um desafio no estrangeiro num clube de grande dimensão.

 

 

Jogadores com esta qualidade, com estas idades, não desvalorizam quase nada numa época. Até porque sabemos que o mercado não paga o valor atual do jogador, mas aquilo que ele pode render no futuro. 

 

 

Reter talento também é reforçar a equipa e custa menos que uma transferência. O Benfica é o exemplo com os casos mais gritantes. Rúben Dias já tinha 23 anos quando saiu para o Manchester City e por lá continua com muito sucesso. 

 

 

E os jogadores sabem que um ano não fará um diferença tão grande na conta bancária. Ganhar dinheiro é uma questão de tempo. O que faz mossa é o valor do salário começar demasiado cedo por se querer ganhar tudo logo à primeira.

 

 

ASSINE A GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA

Opinião

Opinião

O Atraso no Plano Diretor Municipal em Paços de Ferreira: Um Obstáculo ao Desenvolvimento

15/09/2024

Opinião

Ter ou não ter... eleições

15/09/2024

Opinião

Jogos Olímpicos

14/09/2024

Opinião

Sai um Mundial para a Mesa do Vinicius

14/09/2024