Por
Gazeta Paços de Ferreira

17/10/2026, 11:02 h

25

Ronaldo: Património Cultural Imaterial

Futebol Opinião Ricardo Neto

OPINIÃO

Enquanto o país enfrentava uma nova crise por causa de um banco, ocupando toda a agenda mediática, com presidentes e ex-presidentes a agitarem-se e voando para o furacão da crise, nas sombras, os assuntos irrelevantes de sempre, como a educação, a saúde e o trabalho passaram para segundo plano.

Por Ricardo Jorge Neto

 

O momento era crítico: aquele banco acabara de colocar uma nação em risco de perder… um jogo de futebol! Na Dinamarca, Jorge Jesus e Ronaldo adaptaram a passagem bíblica do jovem rico ao mundo do futebol.

 

Ronaldo após um jogo naquele maldito banco, questionou Jesus, porque ele tinha tudo o que seria necessário para jogar, ou pelo menos, já o tivera. Jesus não lhe terá dito para ele vender tudo e segui-lo, mas as suas palavras produziram o mesmo efeito de há mais de dois anos, e o rico, que já não é jovem, ficou igualmente triste e abandonou o local.

 

Contudo, enquanto o país se concentrava na tourada nórdica, seguindo o avião particular de Ronaldo, no mundo real o processo que visa fazer da «Corrida de Toiros em Portugal» parte integrante do Património Cultural Imaterial entrou na fase de consulta pública.

 

Passando este período de consulta, e caso seja aceite, as touradas passarão a ser um Património Cultural Imaterial de Portugal, ficando o país com o dever de proteger e fomentar esta prática ‘medieval’!

 

Em pleno ano de 2026, é caricato para uma nação como Portugal, que foi pioneira no progresso — como o foi na abolição da pena de morte —, em vez de abolir o sofrimento animal nas arenas, o eleve a património cultural!

 

 

 

 

Em Portugal existem 50 registos oficiais, entre os quais o Fado e o Cante Alentejano (que se tornaram também património mundial), e uns outros tantos com processos em curso, como as touradas e a Romaria da Senhora Aparecida, em Torno (Lousada).

 

Apesar do nosso concelho ter um património cultural imaterial de grande valor, não existe qualquer processo em apreciação.

 

E olhando para a minha cidade encontro facilmente três patrimónios merecedores de inclusão na lista nacional: as Castanholas de Freamunde, as Sebastianas e as Vacas-de-Fogo.

 

Mas, enquanto não se faz este caminho, resta-me esperar que Portugal honre os valores da dignidade animal e não valide as touradas como património cultural.

 

Para finalizar, Pedro Proença deveria propor a Património Cultural Imaterial todos os momentos de alegria e magia que o Cristiano Ronaldo nos ofereceu durante duas décadas, nas arenas relvadas do futebol!

 

 

ASSINE A GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA

Opinião

Opinião

Hoje e sempre Aquilino

17/10/2026

Opinião

Menos alunos por turma = mais professor por aluno

17/10/2026

Opinião

Ronaldo: Património Cultural Imaterial

17/10/2026

Opinião

OS ADULTOS ‘DO FUTURO’ E OS ECRÃS

16/10/2026