29/07/2024, 0:00 h
88
OPINIÃO
LITERACIA FINANCEIRA
“Pensões arriscam cair para 38,5% do último salário em 2050, segundo Bruxelas”: esta é uma notícia do jornal económico digital ECO, de Abril de 2024. O que significa isto?
Significa que, a confirmarem-se as previsões, se você, caro leitor, entrar na reforma em 2050 e o seu último salário tiver sido de €1000 (mero exemplo para facilitar as contas), a sua pensão de reforma será de apenas €385. Dizer que este cenário é assustador é demasiado simpático. É fácil perceber então que não devemos, nem podemos, contar apenas com a Segurança Social para ter uma velhice digna.
O que podemos fazer?
A resposta está no tema de hoje: investir. Mas se: 1) ao ouvir a palavra “investimentos”, pensa imediatamente na Bolsa de Valores, ou 2) tem medo só de ouvir a palavra, a solução é a mesma: antes de investimentos financeiros, há que investir em mais conhecimento sobre o tema.
Todos nós podemos aumentar o nosso conhecimento nesta matéria! E hoje há tantas fontes de informações fáceis e gratuitas, que não há simplesmente desculpa.
Gosta de ler?
Que tal, em vez de a próxima leitura ser um romance (nada contra, eu também gosto), ser um livro que aumente a sua literacia financeira? Ou que tal, em vez de ver um filme da Netflix no Sábado à tarde (nada contra), ver uns vídeos no Youtube sobre os primeiros passos de um investidor? Ou ainda, se em vez de ouvir um podcast daquele humorista famoso quando está no ginásio ou parado no trânsito (mais uma vez, nada contra), ouvir um podcast sobre poupança?
ASSINE A GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA
Isso não quer dizer que agora os únicos livros, vídeos e podcast’s que vai ler/ver/ouvir, sejam de literacia financeira, de todo! Mas são coisas tão simples, que todos podem fazer e que farão sem dúvida uma grande diferença!
Antes de começar a investir em produtos financeiros, há coisas importantes que tem de saber. Duas delas são perceber qual é o seu perfil de investidor e ter a noção de que o investimento do primo ou do vizinho pode não ser o ideal para si. Outro aspecto muito importante a ter em conta é que a paciência é muito importante nos investimentos; não espere uma “receita secreta” que lhe dará grandes retornos em pouco tempo, principalmente se tiver preferência por produtos seguros (de capital garantido).
Há muitas outras coisas a saber sobre investir e sobre os investimentos. Mas como um artigo é demasiado curto para isso, continuaremos a falar sobre este tópico no artigo do próximo mês! Conto consigo desse lado?
PS: não fique já assustado com o “mundo dos investimentos”! Afinal, quantos de nós não têm uma simples conta de depósitos a prazo? Se sim, parabéns, saiba que já é um investidor!
Opinião
15/09/2024
Opinião
15/09/2024
Opinião
14/09/2024
Opinião
14/09/2024