01/11/2025, 0:00 h
17
CULTURA
Na sua sessão de 24 de setembro de 2025 aprovou, por unanimidade, um voto de louvor ao freamundense Carlos Costa, professor, escritor e artista pela sua “personalidade de excelência destacada pela notoriedade do seu empenho nos serviços que prestou em prol do Ensino, da Arte, da promoção e reconhecimento da Cidade da Lixa e do seu Povo, como também do Concelho de Felgueiras, pautada pela sua entrega e dedicação”.
Carlos Costa é docente do Agrupamento de Escolas da Lixa, no Grupo de Artes Visuais, desde o ano de 2000.
Em 2025 publicou Histórias e Lendas da Terra da Lixa, vasto tributo ao povo vivo e já falecido das Terras da Lixa, às suas tradições, memórias e identidade cultural.
Divulga em formato digital conteúdos culturais e históricos da Cidade da Lixa

Homenageado e premiado em trabalhos de Pintura, Desenho e Escultura, tem as suas obras espalhadas pelo estrangeiro e em Portugal, onde se podem destacar os vários os bustos realizados em homenagem ao Dr. Leonardo Coimbra, bem como as várias esculturas inspiradas no seu livro “Adoração – Cânticos de Amor”, escrito em 1921; no concelho de Felgueiras, na Cidade da Lixa, o busto do Padre Durães, o Monumento ao Ex- Combatente, e na freguesia de Refontoura o monumento do Padre Justino
Carlos Costa partilha, com profundo apreço, “este reconhecimento com todos aqueles que, ao longo destas décadas, têm colaborado consigo em iniciativas culturais, que procuram valorizar a nossa identidade coletiva”.
Carlos Costa tem ainda uma palavra muito especial de gratidão aos seus familiares, cuja “dedicação, amizade e constante apoio têm sido fundamentais nesta caminhada feita de arte e amor à terra".
ASSINE A GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA
Opinião
31/10/2025
Opinião
30/10/2025
Opinião
30/10/2025
Opinião
30/10/2025