Por
Gazeta Paços de Ferreira

08/12/2025, 17:12 h

47

Aqueduto de Bustelo: Por pressão do PCP as obras vão iniciar

Cultura Opinião Politica Região

O Aqueduto de Bustelo, em Penafiel, datado dos séculos XVII e XVIII, é um Imóvel de Interesse Público

As nossas preocupações tornaram-se realidade com a derrocada de partes do aqueduto.

 

 

O Aqueduto de Bustelo, em Penafiel, datado dos séculos XVII e XVIII, é um Imóvel de Interesse Público classificado pelo Decreto-Lei n.º 29/84, de 25 de Junho, em estado de abandono e degradação acentuado.

 

 

O Partido Comunista Português, através do deputado Alfredo Maia, já em 2024 mostrou preocupações, junto do governo, quanto ao seu estado questionando sobre medidas para a preservação da segurança de quem circula nas proximidades e de salvaguarda do monumento.

 

 

Apesar dos alertas, nada foi feito pelo governo e nem pela autarquia que só recentemente demonstrou interesse . Devido à falta de conservação e de remoção de vegetação que nele se propaga, é visível a degradação de vários arcos e pilares, encontrando-se em derrocada desde há anos.

 

 

Tal como denunciado pelo PCP em 2024, a perda em termos de integridade daquele elemento patrimonial e cénico, mas sobretudo os factos descritos que geram também uma situação de insegurança para as populações que utilizam a igreja, o museu e outras instalações do conjunto monacal, e especialmente as crianças que frequentam a escola básica situada nas suas imediações e o tráfego na estrada.

 

 

 

 

 

Face à gravidade da situação, o deputado Alfredo Maia dirigiu em novembro passado novamente um ofício ao Governo alertando para a situação, ao mesmo tempo que pede explicações à Ministra da Cultura sobre que medidas tomou o Governo, após a nossa denúncia constante da nossa pergunta de julho de 2024, que medidas tendentes à salvaguarda da segurança, à contenção de mais derrocadas e à reparação urgente dos troços do aqueduto em derrocada ou em risco tenciona determinar e que medidas de reparação, conservação e valorização do aqueduto estavam previstas.

 

 

A DVSBT do PCP acompanhará ao longo dos proximos dias a concretização da tomada de posse do aqueduto pela Câmrara Municipal e respectivas obras a realizar pelo organismo Património Cultural I.P. e a pela CCDR-N. 

Penafiel, 5 de Dezembro de 2025

DVSBT do PCP

 

 

ASSINE GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA

Opinião

Opinião

HISTÓRIA DE PORTUGAL

7/12/2025

Opinião

Natal da cidade sem Natal

7/12/2025

Opinião

Comunidade, Solidariedade e Identidade: O que Nos Une é Sempre Mais Forte do que o que Nos Divide.

7/12/2025

Opinião

Orçamento

7/12/2025