25/01/2026, 0:00 h
11
Opinião Opinião Politica Partido CDS/PP
OPINIÃO POLÍTICA
Por Óscar Leal (Militante do CDS de Paços de Ferreira)
No dia 23.12.2025 estivemos presentes, na qualidade de deputado municipal eleito na 1ª Assembleia Municipal do concelho de Paços de Ferreira relativa a este mandato e decorrente das últimas eleições autárquicas.
Da minha parte confesso que tinha algumas expectativas sobre o funcionamento da AM, as dinâmicas existentes, a forma como todos se posicionariam relativamente aos assuntos em tratamento, o tipo de postura que cada uma das forças políticas iria ter, como seria o relacionamento entre a oposição (agora em maioria) e o partido que apoia o Executivo e, acima de tudo, como seria a postura do próprio Executivo e o seu relacionamento com todos os representantes eleitos (deputados e presidentes de junta) e com as pessoas que estariam presentes no público.
Numa próxima edição da Gazeta terei oportunidade de me pronunciar com mais detalhe sobre alguns comportamentos dos presentes.
Não gostaria, no entanto, de passar ao lado de uma questão que pensava já estar esclarecida e “digerida” pelo PS.

Nesta AM, uma das primeiras intervenções (senão a primeira?) dos deputados do PS foi a de, mais uma vez, levantar o assunto da eleição da mesa da AM e o facto de agora ser da coligação PSD/CDS.
Continuamos a não entender a recusa do PS em aceitar o funcionamento da democracia suportada na Lei. Não sei se é algum “tique” pelo facto de terem tido um poder nacional quase absoluto durante alguns anos e isso ter acabado, se será pelo facto de terem tido um poder quase absoluto quer na CM quer na AM durante muitos anos e isso ter acabado … não faço ideia.
Mas que continuam com isso “atravessado”, ai isso continuam. Não pretendo continuar a alimentar esta situação, mas queria só lembrar que existem países na Europa que têm primeiros-ministros que não são eleitos de forma directa (com votos nas urnas). Primeiros-ministros!
Notícia desta semana: “O PSD denunciou que cerca de metade dos centros escolares de Paços de Ferreira têm falta de aquecimento, o que é preocupante, porque as temperaturas estão muito baixas e essas situações põe em causa o conforto, o bem-estar e as condições básicas de aprendizagem das crianças.”
ASSINE A GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA
Opinião
25/01/2026
Opinião
25/01/2026
Opinião
25/01/2026
Opinião
25/01/2026