Por
Gazeta Paços de Ferreira

05/12/2025, 22:23 h

87

CIM do Tâmega e Sousa apresentou a nova rede de transportes rodoviários de passageiros – LINHAS

Região

Paços de Ferreira vai ter transporte urbano

 

Hoje, dia 5 de dezembro, a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa), na qualidade de Autoridade de Transportes da região, apresentou pelo 1.º secretário da CIM do Tâmega e Sousa, Telmo Pinto e pelo coordenador deste projeto, Jorge Jesus, a nova rede de serviços de transporte rodoviário de passageiros LINHAS, cuja operação terá início no próximo dia 17 de dezembro.

 

 

 

 

 

Cerca de 250 autocarros irão operar a rede LINHAS, que representa um investimento anual de 15,5 milhões de euros no âmbito das políticas tarifárias associadas ao título Três Rios. 

 

 

O novo modelo tarifário permite viajar com um único cartão em toda a região e em diversas modalidades. Os passes mensais vão dos 20 euros, válido num conjunto de duas zonas tarifárias contíguas, por exemplo Paços de Ferreira e Lousada, até aos 50 euros válido na rede Linhas com origem ou destino num dos municípios da Região do Tâmega e Sousa, e origem ou destino num dos municípios da Área Metropolitana do Porto, incluindo viagens na rede Andante (STCP e Metro do Porto). 

 

 


 

 

A tecnologia associada ao cartão já se encontra alinhada com o projeto nacional 1Bilhete.pt, que possibilitará, no futuro, o acesso ao bilhete único nacional.

 

A CIM do Tâmega e Sousa esclarece que toda a informação detalhada sobre a nova rede LINHAS, incluindo mapas, horários, linhas, tarifas e instruções de utilização do cartão Três Rios, está disponível no site oficial: linhasdourotamegaesousa.pt, permitindo aos passageiros conhecer antecipadamente a oferta e preparar as suas deslocações.

 

Em Paços de Ferreira, como nos municípios que integram o Tâmega e Sousa, vão ser criadas novas rotas com o propósito de proporcionar um sistema de mobilidade mais eficiente, acessível e ajustado às necessidades da população que reside, estuda ou trabalha na região.

 

 

 

 

 

 

Alguns aspetos da implementação estão em fase de ajuste, mas todas as entidades envolvidas encontram-se empenhadas em resolvê-los com a máxima celeridade, garantindo transparência, fiabilidade e um serviço de qualidade.

 

ASSINE GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA

Opinião

Opinião

Competição

5/12/2025

Opinião

A vida autárquica pacense vai animar?

4/12/2025

Opinião

Entre Ruínas e Esperança

3/12/2025

Opinião

O 25 de novembro deles, sempre!

3/12/2025