Por
Gazeta Paços de Ferreira

14/09/2025, 0:00 h

11

CIVISMO! ISSO É O QUÊ?

Opinião Opinião Politica Partido CDS/PP

OPINIÃO POLÍTICA

Civismo significa a dedicação ao interesse público e ao bem comum, demonstrada através da observância dos deveres de cidadania, do respeito pelas leis, instituições e valores da sociedade, e da atitude de quem age com civilidade e civilização.
A palavra tem origem no latim "civis", que significa "cidadão".

Por Óscar Leal (Militante do CDS de Paços de Ferreira)

 

Em resumo o “civismo” abrange várias áreas das quais destacamos, o Respeito pelas regras (observância das leis, normas de convivência e responsabilidades cívicas), Cuidado com o público (ações que visam a preservação dos espaços públicos e do meio ambiente) e Atitude de civilidade (comportamento que promove a harmonia, o respeito e a ordem social). 

 

Isso leva-nos a alguns exemplos de civismo como, Respeitar o trânsito e os direitos dos outros e Agir com responsabilidade e ética na vida pública e privada.

 

Esta conversa toda tem a ver com algo que pensamos estar a agravar-se com o tempo, que é a existência de veículos estacionados ou parados nos passeios, que deveriam existir para que as pessoas pudessem andar em segurança. 

 

Na cidade tudo serve de desculpa para estacionar nos passeios. Ou é porque há um concerto, a feira medieval, a feira das aves, a noite branca ou é hora da missa. Ou somente porque temos de deixar o carro mesmo à porta do local onde queremos ir. 

 

Tudo é uma boa desculpa. 

 

Esta situação é tão mais grave que é mais fácil (?) sermos multados porque estamos (bem) estacionados, mas não colocamos moeda no parquímetro do que se estivermos estacionados em cima do passeio. 

 

Isto tudo porque a polícia municipal não faz de todo o seu trabalho. Não existe civismo. Nada que já há muito tempo não tenhamos alertado. Sabíamos e avisamos na altura, que estas obras nas ruas, mal feitas e mal projectadas, acabariam inevitavelmente por dar este resultado. 

 

CIVISMO. Sabemos que o exemplo que vem de cima nem sempre é o melhor, mas exige-se respeito por todos. É absolutamente fundamental que as autoridades não permitam que estas situações continuem. Não há desculpas. Alguém se lembra que, enquanto uns deixam os carros em cima dos passeios, outros querem andar neles e não conseguem? 

 

 

 

 

A 7ª medida da nossa rubrica chamada “O QUE EU FARIA SE FOSSE ELEITO PRESIDENTE DA CM DE PAÇOS DE FERREIRA”:

 

- Fica para uma próxima edição da Gazeta.

 

 

ASSINE A GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA

Opinião

Opinião

Educação de qualidade e inclusiva

14/09/2025

Opinião

CIVISMO! ISSO É O QUÊ?

14/09/2025

Opinião

ETAR de Arreigada: promessas falhadas, milhões perdidos

14/09/2025

Opinião

UM ESTUDO CONTRA A CORRENTE

13/09/2025