Por
Gazeta Paços de Ferreira

25/05/2023, 0:00 h

344

CONCLUSÕES I

Desporto José Neto Comentário Desportivo

EXERCÍCIO E ATIVIDADE FÍSICA (43)

Hoje vamos referir a atividade de CICLISMO

 

Como referi no último artigo correspondente a este tema que ao longo do tempo tenho vindo a desenvolver, irei agora concluir com a abordagem genérica a atividades mais generalistas que estão mais presentes na prática do dia a dia.

Hoje vamos referir a atividade de CICLISMO

No que se refere ao uso da bicicleta ergométrica (muitas vezes referenciada na prática a utilizar), a vantagem do seu uso tem como oportunidade de ao utilizá-la não haver a preocupação do trânsito, acrescido ao facto de a poder localizar numa sala confortável, usando-a enquanto pode ver um programa preferido.

Outro aspeto a ter em consideração, está no facto de o assento da bicicleta suportar a maior parte do peso do corpo, não se realizando um esforço por vezes exagerado que se exige das articulações dos membros inferiores, quando se efetuam noutras atividades. Deste modo, as pessoas com excesso de peso ou portadoras de artrite na anca, dos joelhos ou tornozelos, poderem realizar um trabalho com excelente resposta.

 

ASSINE GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA

 

Existem no mercado bicicletas de vários modelos e preços. No entanto, aconselha-se que se adquira um modelo que possua um pedalar suave e contenha um dispositivo que permita regular e alterar a resistência com precisão, enquanto pedala. Também deverá fornecer uma informação capaz de avaliar o exercício: distância percorrida, velocidade, tempo e calorias despendidas.

Na execução do trabalho propriamente dito, deverá iniciar-se o movimento de pedalar de forma lenta nos primeiros 3 a 5 minutos, rolando em seguida numa média de 45 a 60 rotações por minuto, num total de tempo de 15 minutos, regressando ao movimento inicial lento, nos últimos 5 minutos. Deve ainda experimentar medir as pulsações antes da execução do treino, imediatamente após a conclusão do mesmo e após 1 minuto de recuperação do esforço, comparando periodicamente os valores encontrados.

 

 

 

 

O mesmo se poderia dizer à prática do ciclismo, mas naturalmente com os cuidados inerentes em relação ao trânsito, a inclinação e tipo de percurso, a qualidade da máquina e as questões atmosféricas adversas.

Combatendo esses handicaps, encontraremos as condições ideais de combinar o exercício com p prazer em o realizar e com a saúde a conquistar.

OBS Na próxima edição (conclusões II), abordarei a atividade MARCHA – CAMINHADA.

José Neto: Doutorado em Ciências do Desporto; Docente Universitário; Investigador.

 

Opinião

Opinião

O que é a inflação?

15/07/2025

Opinião

Os pobres não podem esperar

13/07/2025

Opinião

Os Lambe-Cus

13/07/2025

Opinião

MANUEL GASPAR E A ACADÉMICA

12/07/2025