Por
Gazeta Paços de Ferreira

04/01/2026, 21:46 h

107

Penamaior, 4 - Crestuma, 6

Desporto Futebol ADC PENAMAIOR

Divisão Honra Distrital

Penamaior derrotado em tarde de muitos golos

Penamaior, 4 - Crestuma, 6

Jogo em Seroa.

Árbitro: Luís Marques auxiliado por João Galaghar e Joaquim Barbosa.

Penamaior: Dário, Macaco, TC, Costela, Barriga, Sandro, Barros, Wilson, Carvalho, Pinto e Serginho.

Suplentes: Costa, David, Leal, Santiago, Beni, Pereira e Vasco.

Treinador: Bruno Seabra.

Crestuma: Henrique, Matias, Ferreira, Marco Tavares, Cláudio, Hélder, Miguel Silva, Neves, Iuri, Lipão e Rodrigo.

Suplentes: Mário Jorge, Meireles, Rúben, Garcia, Teixeira, Sani e Miguel Reis.

Treinador: Manuel António.

Ao intervalo: 3-2

Marcadores: Carvalho (8’ e 51’), Lipão (21’ e 31’), Serginho (27’ e 38’), Hélder (46’), Marco Tavares (57’) e Ferreira (76’ e 90’).

 

Jogo emotivo com ambas as equipas à procura do golo, onde os processos ofensivos estiveram mais afinados do que os defensivos.

Aos 7’ Rodrigo isola-se e remata para boa intervenção de Dário, na resposta o Penamaior inaugura o marcador, Carvalho isolado não perdoa e à saída de Henrique faz o 1-0.

Boa reação do Crestuma que teve duas boas oportunidades para chegar à igualdade, mas Neves e Matias rematam para boas intervenções de Dário.

Aos 21’ Iuri entra na grande área, pela esquerda, cruza atrasado para a pequena da área onde aparece Lipão a fazer o 1-1 de calcanhar. Na resposta Serginho em excelente posição não consegue dominar e Henrique fica com a bola. Aos 23’ Miguel Silva remata ao poste.

Aos 27’ boa jogada coletiva do Penamaior, com Macaco, pela direita, a entrar na área e a cruzar ao segundo poste onde aparece Serginho a fazer o 2-1 em um bom cabeceamento. A resposta do Crestuma foi rápida, aos 31’, Lipão entra na área e quase sem ângulo a rematar para o 2-2, num lance em que Dário ficou muito mal na fotografia.

O Penamaior volta a colocar-se em vantagem aos 38’, cruzamento de Carvalho e Serginho e não perdoar e a fazer o 3-2, e ainda poderia ter aumentado a vantagem aos 45’+3’, Macaco novamente na direita cruza para Serginho, que teve tempo para dominar a bola, mas o remate sai por cima da barra da baliza defendida por Henrique.

A segunda parte inicia-se da pior forma para o Penamaior, perda de bola no meio campo defensivo e Pinto rasteira Lipão à entrada da grande área, Cartão vermelho para Pinto e na marcação do livre direto Hélder faz o 3-3.

Mesmo a jogar com dez jogadores o Penamaior conseguiu ainda chegar novamente à vantagem, aos 51’, Serginho com um grande passe para Carvalho, que à saída de Henrique, faz o 4-3, mas o Crestuma, aos 57’, volta a empatar o jogo na marcação de um pontapé de canto, Matias desvia a bola de cabeça e ao segundo poste Marco Tavares faz o 4-4.

O Crestuma a jogar com mais um elemento e com o cansaço acumulado do Penamaior, consegue dominar o meio campo e consegue chegar à vantagem aos 76’, na marcação de um novo canto, desvio de cabeça de Marco Tavares e Ferreira a fazer o 5-4.

A partir deste momento o Crestuma baixou o ritmo de jogo, com mais posse de bola, e não permitiu que o Penamaior criasse situações de perigo e conseguiu mesmo ampliar a vantagem, aos 90’, em novo pontapé de canto marcado por Rodrigo e finalizado de cabeça por Ferreira.

Mesmo a terminar o jogo, aos 90’+6’, Vasco com um remate/cruzamento quase surpreende Henrique que com uma boa defesa desvia a bola pela linha de fundo.

Boa arbitragem sem influência no resultado.

 

ASSINE GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA

Opinião

Opinião

A Beleza da Liturgia e o Êxodo dos Fiéis

5/01/2026

Opinião

“EM NOME DA VIDA“ - Memória. Gratidão. Saudade

31/12/2025

Opinião

La revuelta de los segadores e o 1ª de Dezembro de 1640

31/12/2025

Opinião

O sentido perdido do Natal

29/12/2025