Por
Gazeta Paços de Ferreira

30/10/2025, 0:00 h

77

Desafios do novo ano pastoral para a Família Salesiana

Diversos Opinião Sérgio Carvalho Religião

Lançamento do tema 2025-2026

O novo ano pastoral 2025-2026 terá como tema «Desperta, há um lugar para ti» baseado no texto bíblico de Efésios 5, 14 «Desperta, tu que dormes, levanta-te de entre os mortos, e Cristo brilhará sobre ti».

 No dia 27 de setembro, os representantes dos grupos da Família Salesiana reuniram-se em Fátima, no Centro Pastoral Paulo VI para a apresentação do tema do ano pastoral 2025-2025.

 

A Família Salesiana, em Portugal, é constituída por sete ramos: Salesianos de Dom Bosco, Filhas de Maria Auxiliadora (Salesianas), Salesianos Cooperadores, ADMA – Associação de Devotos de Maria Auxiliadora, Antigos Alunos e Antigas Alunas, Voluntárias de Dom Bosco e Comunidade Canção Nova.

 

O novo ano pastoral 2025-2026 terá como tema «Desperta, há um lugar para ti» baseado no texto bíblico de Efésios 5, 14 «Desperta, tu que dormes, levanta-te de entre os mortos, e Cristo brilhará sobre ti».

 

A Família Salesiana foi desafiada a conhecer a sua identidade carismática, a construir comunidade e a descobrir a sua vocação nos ambientes em que está inserida.

 

Em 2025-2026, toda a Família Salesiana está convidada a comemorar os 150 anos da 1.ª Expedição Missionária dos Salesianos de Dom Bosco (1875); o 150.º aniversário da fundação dos Salesianos Cooperadores (1876); a preparar as comemorações da 1.ª Expedição Missionária das Filhas de Maria Auxiliadora (1877) e a rejubilar com a canonização da Irmã Maria Troncatti (FMA), missionária na América Latina, que se realizará no próximo dia 19 de outubro, Dia Mundial das Missões, pelo Papa Leão XIV.

 

Os representantes da Família Salesiana, participaram, também, numa concelebração eucarística, presidida pelo P. João Chaves (SDB), rezando por todas as atividades pastorais e pedindo a intercessão de Nossa Senhora. Na homilia, a partir da profecia de Zacarias 2, 5-9;14-15a, pediu para alterar a palavra «Jerusalém» por «Família Salesiana», ficando o texto assim: Leitura da Profecia de Zacarias

 

Levantei os olhos e vi um homem que tinha na mão um cordel de medir. Eu perguntei-lhe: «Aonde vais?». Ele respondeu-me: «Vou medir Jerusalém, para ver qual é a sua largura e o seu comprimento». Quando o Anjo que me falava se adiantou, outro Anjo veio ao seu encontro e disse-lhe: «Corre e vai dizer a esse jovem: a Família Salesiana deverá ficar sem muros, por causa da multidão de homens (…) que haverá nela. E Eu serei para ela __ diz o Senhor __ uma muralha de fogo à sua volta e no meio dela serei a sua glória. Exulta e alegra-te, filha de Sião, porque Eu venho habitar no meio de ti – oráculo do Senhor. Nesse dia, muitas nações hão de aderir ao Senhor. Serão o meu povo e Eu habitarei no meio de ti».

 

Na parte da tarde houve espaço para que cada centro local de todos os ramos da Família Salesiana partilharem a sua avaliação do ano transato e apresentarem o seu plano de atividades para o ano pastoral que se inicia.

(Sérgio Carvalho – Conselho Provincial dos Salesianos Cooperadores)

ASSINE GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA

 

Opinião

Opinião

Desafios do novo ano pastoral para a Família Salesiana

30/10/2025

Opinião

QUE LEI sobre OCULTAÇÃO do ROSTO?  - A “BURKA “em questão-

26/10/2025

Opinião

Sou jovem

26/10/2025

Opinião

VAMOS AO TRABALHO!

26/10/2025