Por
Gazeta Paços de Ferreira

17/03/2026, 0:00 h

9

EIRIZ Viagem de finalistas a França

Freguesias Educação Eiriz

FREGUESIAS

Notícias publicadas na edição impressa n.º 2662 de 12/03/2026 da Gazeta de Paços de Ferreira.

 

Agrupamento de Escolas de Eiriz 

 

Entre 17 e 20 de fevereiro, 49 alunos do 9.º ano do Agrupamento de Escolas de Eiriz realizaram a sua viagem de finalistas a França.

 

Paris foi o ponto alto, com visitas a locais emblemáticos como Montmartre, Sacré-Cœur, Arco do Triunfo, Museu do Louvre e Torre Eiffel, além de um cruzeiro no Sena. O programa incluiu ainda o Palácio de Versalhes e um dia dedicado à magia da Eurodisney.

 

Foram dias de descoberta cultural, convívio e memórias que certamente ficarão para a vida.

 

Alunos assistem a clássico vicentino

 

Na quarta-feira, 26 de fevereiro, os alunos do 9.º ano da Escola Básica 2,3 de Eiriz assistiram à peça “Auto da Barca do Inferno”, de Gil Vicente.

 

Integrada no Plano Anual de Atividades, a ida ao teatro proporcionou uma experiência pedagógica enriquecedora fora do contexto habitual da sala de aula.

 

Semana UBUNTU – Liderança e valores

 

O Agrupamento de Escolas de Eiriz promoveu mais uma Semana UBUNTU — “Eu sou porque tu és” — envolvendo 30 alunos do 7.º ano numa experiência de desenvolvimento pessoal e liderança servidora.

 

Ao longo de cinco dias trabalharam-se os pilares do projeto: autoconhecimento, autoconfiança, empatia, resiliência e serviço, com momentos de partilha e reflexão inspirados em figuras como Nelson Mandela.

 

A iniciativa contou com o apoio do Clube UBUNTU e de vários convidados, reforçando a importância da ética do cuidado e da construção de pontes na comunidade escolar.

 

 

Cor, máscaras e muita animação nas ruas de Eiriz

 

 

Após o adiamento devido às condições meteorológicas, de dia 16 para sexta-feira, 20 de fevereiro, a Marcha de Carnaval saiu finalmente à rua na freguesia de Eiriz, por iniciativa do Grupo de Bombos “100 Limites”.

 

O desfile levou música, criatividade e espírito carnavalesco à localidade, envolvendo participantes de todas as idades e reunindo muitos populares ao longo do percurso.

 

A realização da marcha confirmou o dinamismo cultural da freguesia e a importância das tradições como espaço de encontro entre gerações.

 

 

Bombos S. Gonçalo levaram ritmo ao Carnaval em Seroa

 

 

O Grupo de Bombos S. Gonçalo de Eiriz participou, na segunda-feira, 17 de fevereiro, na Marcha de Carnaval em Seroa, levando energia e tradição ao desfile.

 

A presença do grupo reforçou o ambiente festivo e o intercâmbio cultural entre freguesias do concelho de Paços de Ferreira.

 

 

 

 

FESTAS DE SÃO GONÇALO DE EIRIZ

Jantar do Dia da Mulher celebrou força feminina

 

Na sexta-feira, 7 de março, a Comissão de Festas de São Gonçalo de Eiriz 2026 promoveu um jantar dedicado às mulheres, nas Escolas da Costa.

 

O convívio reuniu participantes num ambiente de partilha e animação, reforçando o espírito comunitário que marca o caminho até às festividades.

 

Feira de Bolos com doces caseiros

 

No fim de semana de 1 e 2 de março, a Comissão S. Gonçalo de Eiriz 2026 dinamizou uma Feira de Bolos, realizada no final das eucaristias.

 

A comunidade respondeu com entusiasmo, apoiando esta iniciativa de angariação de fundos, onde não faltaram sabores tradicionais e o carinho de quem confeccionou cada doce.

 

 

Sessão extraordinária da Assembleia de Freguesia de Eiriz

 

A Assembleia de Freguesia de Eiriz reúne em sessão extraordinária no dia 9 de março, às 21h00, no Salão Nobre do edifício sede da Junta de Freguesia.

 

Da ordem de trabalhos consta a discussão e votação do adendo ao Contrato Interadministrativo de Delegação de Competências da Câmara Municipal nas freguesias do concelho, nos termos da legislação em vigor.

 

 

ASSINE A GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA

Opinião

Opinião

O voto favorável dos Presidentes de Junta de Freguesia eleitos pelo PSD

15/03/2026

Opinião

Mulheres; mais vozes, mais futuro

15/03/2026

Opinião

TEMOS NOVO PRESIDENTE DA REPÚBLICA – PARTE II

15/03/2026

Opinião

A nossa força, é o nosso concelho!

15/03/2026