Por
Gazeta Paços de Ferreira

28/10/2026, 0:00 h

12

LAMOSO Junta instala Internet por satélite

Freguesias Sanfins Lamoso Codessos

FREGUESIAS

Leia mais notícias locais publicadas na edição impressa n.º 2677 de 22/10/2026 da Gazeta de Paços de Ferreira.

 

Comunicações de emergência

 

A Junta de Freguesia de Lamoso instalou um equipamento de ligação à Internet por satélite, no âmbito do Programa PTRR, para reforçar as comunicações em caso de emergência ou falha das redes convencionais.

 

A tecnologia Starlink constitui uma alternativa às infraestruturas terrestres e pretende melhorar a capacidade de resposta da freguesia perante eventuais interrupções nos serviços de comunicação.

 

 

Grupo de Fados da FEUP

Fado de Coimbra em Lamoso

 

 

O Salão Paroquial de Lamoso acolheu, a 4 de outubro, o espetáculo “Fado Vem a Lamoso”, promovido pela Comissão de Festas de Nossa Senhora da Hora 2027, com a atuação do Grupo de Fados da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).

 

A noite incluiu uma homenagem musical a Nossa Senhora da Hora. A comissão agradeceu a presença do público e o apoio recebido, que contribui para a preparação das festas do próximo ano.

 

 

Cortejo em Santo Tirso
Os Independentes desfilaram em Sequeirô

 

 

O grupo de bombos Os Independentes de Lamoso participou, a 11 de outubro, no cortejo das festas de São Martinho, em Sequeirô, no concelho de Santo Tirso.

 

O desfile teve início no Largo do Faria, às 14h30, e terminou junto à Igreja de Sequeirô.

 

 

 

 

Inscrições abertas até 21 de novembro

Aldeia dos Doces para o Natal

 

Lamoso prepara-se para receber o Mercado de Natal nos dias 5 e 6 de dezembro, numa organização da Junta de Freguesia em conjunto com as associações locais.

 

Artesãos, produtores e outros interessados em mostrar os seus trabalhos ou talentos podem reservar uma banca até 21 de novembro, por correio eletrónico ou presencialmente na Junta de Freguesia, durante o horário de atendimento. As vagas são limitadas.

 

Para mais informações, os interessados devem contactar a Junta de Freguesia.

 

 

Cultura popular local
Rancho de Santa Maria fez 35 anos

 

O Rancho Folclórico de Santa Maria de Lamoso completou 35 anos a 16 de outubro, data da sua fundação, em 1991.

 

A presidente da Junta de Freguesia, Catarina Gomes, felicitou os associados e dirigentes do grupo, bem como todos os apreciadores de folclore, destacando o percurso de uma coletividade que tem levado o nome de Lamoso além das suas fronteiras.

 

 

ASSINE A GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA

Opinião

Opinião

Uma casa, uma sociedade por reconstruir

26/10/2026

Opinião

O velho truque da perdiz

25/10/2026

Opinião

Um ano depois

25/10/2026

Opinião

Equilíbrio imperfeito!

25/10/2026