Por
Gazeta Paços de Ferreira

20/06/2024, 10:36 h

67

Liberdade, Pessoas e Apostas no Futuro

Destaque Editorial

EDITORIAL

Por Álvaro Neto (Diretor da Gazeta de Paços de Ferreira)

 

EDITORIAL

 

 

O nosso destaque de hoje vai para a inauguração da Praça da Liberdade, junto ao Palácio da Justiça, e para a homenagem aí prestada aos antigos combatentes das guerras no Ultramar (colónias), que, paradoxalmente, contribuíram para a libertação de Portugal do regime ditatorial de Salazar e Caetano e para a independência das colónias, que, em primeira linha, visavam impedir.

 

 

E assim, se fazendo a Justiça Histórica que todos os povos mereciam, como estava ali ao lado o Palácio da Justiça para lembrar.

 

 

Mafalda Monteiro, na coluna socialista, aborda também o tema e confessa: “não esquecerei a alegria plasmada nos rostos das mais de 200 pessoas presentes nesta cerimónia, alegria que resultou “apenas” de perceberem que todo o concelho reconhece e agradece o serviço prestado à nossa pátria”.

 

 

ASSINE A GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA

 

 

Rosário Rocha, que vem, há anos, enriquecendo as nossas páginas com temas educativos, faz das lágrimas pelo falecimento de sua avó com a provecta idade 96 anos, a oportunidade para considerações profundamente humanas sobre a necessidade de se “ensinar a sentir”.
 

 

Continuando na Educação, Paulo Ferreira dá-nos conta de mais uma iniciativa do Executivo Municipal direcionada aos alunos: uma viagem de final de ano, de avião, gratuita, a um centro de diversão aquática algarvio, que, naturalmente para muitos, será longamente recordada como a primeira das suas vidas.

 

 

No domínio da Liberdade publicamos textos de Onofre Varela, Ricardo Neto e Joaquim Leal que vale a pena serem lidos e questionados.
 

 

O desporto tem um tratamento especial com as habituais cronicas dos nossas colaboradores Pedro Queiros e Professor José Neto, mas damos também especial destaque as proezas do Futebol Clube Citânia de Sanfins, dos veteranos do FC Paços Ferreira e dos nadadores do CAP - Clube Aquático Pacense.

 

 

O vereador social-democrata Alexandre Costa, na página política, refere a urgência de um Plano de Mobilidade Urbana para o Concelho, que defina estratégias e aponte, entre outras, soluções de mobilidade, circulação automóvel, estacionamento, segurança rodoviária, deslocações no e para fora do concelho, circulação pedonal, transporte público rodoviário.

 

 

 

 

Opinião

Opinião

O abismo atrai o abismo

21/07/2024

Opinião

2 + 2 NÃO SÃO 4?

21/07/2024

Opinião

A Longevidade dos Portugueses: Um Reflexo de Progresso e Desafios

21/07/2024

Opinião

Obras de Requalificação na antiga estrada nacional 207

20/07/2024