31/12/2025, 9:53 h
14
MUNICÍPIO
[foto DR/AEPF]
Executivo Municipal em peso na Gala Capital do Móvel
A Gala Capital do Móvel, que se realizou na noite de 28 de novembro, foi um momento único onde se celebrou a força, a identidade e a visão de futuro do setor empresarial do concelho.
Nela participaram Paulo Ferreira, presidente da Câmara Municipal, acompanhado pelo vice-presidente Júlio Morais e as vereadoras, Andreia Nunes e Amância Santos.
Este ano, ganhou um significado muito especial ao apresentar publicamente os resultados do IMOBDEC, o projeto inovador de descarbonização para a indústria do mobiliário.
A gala contou com momentos especiais, homenagens a empresários e associados, criando uma oportunidade privilegiada de partilha e networking entre empresários e parceiros do setor.
Projeto inovador de descarbonização
Esta Gala teve os seus pontos altos na apresentação do IMOBEDEC, um projeto inovador de descarbonização para a indústria de mobiliário, e na homenagem prestada a vários empresários e associados, que se têm distinguido na elevação das capacidades pacenses por todo o mundo.
O IMOBEDEC - Roteiro de Descarbonização do Setor da Indústria do Mobiliário é uma iniciativa da AEPF financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Assegura a AEPF que o Roteiro de Descarbonização para 2050 foi desenvolvido com o intuito de contribuir para os objetivos climáticos e europeus, estando alinhado com o Plano Nacional de Energia e Clima (PNEC 2030) e o Roteiro para a Neutralidade Carbónica 2050 (RN 2050).
Foi ainda anunciado o regresso da Feira Capital do Móvel a Paços de Ferreira já no próximo ano de 2026.
Formação na Câmara sobre Cibersegurança e Mobilidade Inteligente

Em parceria com a Universidade do Minho, realizou-se na Câmara Municipal, no dia 25 de novembro, um Curso sobre Cibersegurança e Mobilidade Inteligente destinado aos funcionários do Município.
Esta formação teve como objetivo sensibilizar e qualificar os trabalhadores para poderem lidar melhor com eventuais ataques cibernéticos e, ao mesmo tempo, utilizar em segurança as novas tecnologias.
“Mostra de Saberes”

O Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS) do Município de Paços de Ferreira promoveu, no dia 26 de novembro, a iniciativa “Mostra de Saberes”, um evento comunitário aberto ao público, que teve como propósito valorizar os saberes, talentos e experiências de vida dos cidadãos acompanhados pelo serviço.
Ao proporcionar um espaço de apresentação e partilha, o SAAS pretendeu reforçar a inclusão social, autonomia e bem-estar dos participantes. Os cidadãos tiveram oportunidade de expor objetos produzidos por si, revelando aptidões nas mais diversas áreas, bem como de partilhar oralmente histórias e vivências que refletem os seus percursos pessoais.
“Hora do Observatório” no parque encantado

Lotações rapidamente esgotadas demonstram o interesse e entusiasmo dos participantes nas sessões noturnas de fim-de-semana dedicadas à observação das Criaturas Noturnas do Parque, promovidas pelo Observatório Ambiental no Parque Urbano de Paços de Ferreira
Durante estas ações foi possível visualizar, identificar e registar um conjunto significativo de espécies, entre as quais opiliões, salamandras, lesmas, tritões e rãs.
No âmbito de uma simples monitorização realizada, destacam-se as 106 salamandras-de-pintas-amarelas (Salamandra salamandra), 29 salamandras-lusitânicas (Chioglossa lusitanica), 7 rãs-ibéricas (Rana iberica) e 2 tritões-marmorados (Triturus marmoratus).
Uma das atividades contou com a presença da vereadora Andreia Nunes, que acompanhou o grupo na descoberta da biodiversidade noturna do Parque Urbano.
Magusto da ACAPO Porto em Paços de Ferreira

O Magusto da ACAPO - Delegação do Porto juntou dezenas de pessoas no restaurante Tons de Café, em Paços de Ferreira, incluindo o presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, Paulo Ferreira, e a presidente da Junta de Freguesia de Paços de Ferreira, Alice Clara.
A ACAPO - Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal é uma associação sem fins lucrativos que promove a integração e a reabilitação de todas as pessoas com deficiência visual, sejam estas cegas ou com baixa visão. A associação é nacional tendo delegações em vários distritos do país.

Compreender a saúde mental infantil

O Município de Paços de Ferreira promoveu no dia 26 de novembro uma jornada dedicada à reflexão e partilha sobre a importância de compreender e promover a saúde mental infantil.
A sessão foi dinamizada por Tatiana Louro, psicóloga clínica, especialista em Psiquiatria, Saúde Mental, num espaço de diálogo aberto entre profissionais, técnicos e comunidade.
Tratou-se de uma oportunidade para refletir, aprender e fortalecer a rede de apoio à infância - porque cuidar da saúde mental desde cedo é cuidar do futuro.
Convívio de Natal Paços 2000

O Jantar de Natal Associação Paços 2000 aconteceu no dia 12 de dezembro, na Casa da Cale, em Modelos. Paulo Ferreira, presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira aceitou o convite e participou no convívio natalício de uma das mais prestigiadas instituições solidárias do concelho.
Festa de Natal das IPSS
.jpg)
No âmbito da XIX Mostra de Intervenção Social do Município de Paços de Ferreira, que terminou no dia 17 de dezembro, realizou-se a Festa de Natal das IPSS do concelho, uma iniciativa dedicada à promoção do envelhecimento ativo e ao reforço dos laços comunitários entre os seniores do concelho.
O evento decorreu na Associação Empresarial de Paços de Ferreira e reuniu 670 participantes de 18 instituições e associações do concelho. Atuaram Cristina Silva, o Orfeão de Paços de Ferreira, Rui Porto, Orfeão de Eiriz e Costinha.
Simulacros de segurança contra incêndios

Nos dias 3, 9 e 10 de dezembro, foram levados a cabo simulacros em todos os edifícios escolares do concelho, no âmbito das Medidas de Autoproteção (MAP).
No dia 28 de novembro, tinham já sido realizados na Biblioteca Municipal e no Museu Municipal.
O objetivo destes simulacros foi testar na prática os Planos de Emergência Internos, reforçando o conhecimento e a preparação dos colaboradores para uma resposta eficaz em situações de emergência, bem como garantir que todos sabem como atuar e evacuar os edifícios de forma segura.
ASSINE A GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA
Opinião
31/12/2025
Opinião
31/12/2025
Opinião
29/12/2025
Opinião
28/12/2025