27/04/2023, 0:00 h
778
Desporto José Neto Comentário Desportivo
EXERCÍCIO E ATIVIDADE FÍSICA (41)
José Neto
A reabilitação tem como particular importância um apoio exclusivo das pessoas que estiveram impedidas de realizar as suas atividades normais por motivo de lesão, quantas vezes sujeita a intervenção cirúrgica.
Qualquer que seja o tipo de lesão, o repouso pós-operatório é fundamental. No entanto um elevado tempo de imobilização pode provocar debilitação muscular, produção de coágulos sanguíneos, maior dificuldade de ossificação, atrofias de vário grau, etc. Por isso se aconselha, logo que possível a realização dum trabalho assistido, no sentido de ver restabelecidos os níveis básicos da resistência cardiovascular e muscular.
Há efetivamente um conjunto de exercícios fundamentais, no sentido de ver melhoradas as questões de postura, equilíbrio, usando uma mobilização articular, como caminhar com ajuda, o uso de bicicleta ergométrica, tapete rolante, máquinas de musculação apropriadas, deslocamentos em meio aquático, na correção funcional e de forma progressiva ver reassumidas algumas das suas competências, entretanto perdidas.
Qualquer lesão provoca sempre danos, traduzindo um estado de angústia na pessoa lesionada e por isso é muito importante ter em atenção para além das reações fisiológicas, as componentes psicológicas (motivação, força de vontade, autoconfiança, etc ) estabelecendo-se no plano de treino um conjunto de competências de comunicação devendo ser estas formuladas de forma clara, acerca da informação dos processos a serem desenvolvidos, anotando mensagens de seriedade e otimismo, estimulando sempre o lado positivo da reabilitação; a metodologia de trabalho deve ser do conhecimento da pessoa lesionada; usar técnicas de relaxamento, imaginação e visualização mental; formalização de objetivos de conquista, positivos, com grau de complexidade crescente e desafiadores.
Neste âmbito, o responsável pela reabilitação deverá assumir, para além do comprometimento de todo o processo (em sintonia com a equipa médica), também a função de amigo que seja capaz de dividir com a pessoa em causa, o seu suor, a sua dedicação e a sua exigência.
OBS Irei dedicar a melhor atenção na próxima edição ao tema do EXERCÍCIO E ATIVIDADE FÍSICA no combate às situações de STRESS.
José Neto: Doutorado em Ciências do Desporto; Docente Universitário; Investigador.
ASSINE GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA
Opinião
15/07/2025
Opinião
13/07/2025
Opinião
13/07/2025
Opinião
12/07/2025