07/11/2025, 10:57 h
11
Educação Opinião ROSÁRIO ROCHA
EDUCAÇÃO
Por Rosário Rocha (Professora do AE Frazão)
O Programa Eco- Escolas é um programa educativo internacional promovido pela Fundação para a Educação Ambiental. Em Portugal é coordenado pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) e tem vários parceiros que colaboram com financiamentos.
O programa Eco- Escolas pretende encorajar o desenvolvimento de atividades que potenciem a melhoria do desempenho ambiental das escolas e, por consequência, da comunidade local.
Dia das Bandeiras Verdes
Anualmente há um encontro nacional que acolhe representantes de todas as escolas (cerca de 2000) que integram o Programa Eco- Escolas. Este ano realizou-se no dia 23 de outubro, no nosso concelho vizinho de Paredes, no Pavilhão Multiusos.
O Agrupamento de Frazão participou com uma comitiva de 30 alunos e 5 professores.
A comitiva teve a oportunidade de explorar a Eco- Mostra, onde há vários expositores com atividades dinâmicas que proporcionam a aprendizagem sobre a educação ambiental e para a sustentabilidade de forma divertida e dinâmica.
Galardão
No Dia das Bandeiras Verdes há também lugar ao reconhecimento das Escolas que desenvolveram o Programa.
O Agrupamento de Escolas de Frazão tem todas as suas escolas inscritas e a desenvolver a metodologia. Sendo assim, as Escolas Básicas de Arreigada, Seroa, Frazão e nº 1 de Frazão foram galardoadas e receberam a Bandeira Verde Eco- Escolas.
Além do galardão individual, o Agrupamento também foi galardoado com a Bandeira de Eco- Agrupamento, por ter todas as escolas integradas no programa.
Além das escolas referidas acima, também foram galardoadas outras escolas do concelho de Paços de Ferreira, nomeadamente as seguintes: Escola Básica de Paços de Ferreira, Escola Profissional Vértice, Escola Secundária de Paços de Ferreira e a Escola Secundária D. António Taipa.
Prémios
O Programa Eco- Escolas lança vários desafios e concursos ao longo do ano, aos quais as turmas ou a escola podem concorrer.
Cada escola decide quais são os desafios e concursos em que participa. No encontro nacional são entregues os prémios dos concursos e foi com muito orgulho que a EB de Arreigada ganhou novamente o 1º prémio nacional, desta vez no Concurso Geração Depositrão- Biodiversidade em REEE. O trabalho vencedor foi um mocho construído essencialmente com material de equipamentos informáticos em fim de vida. Foi idealizado e elaborado nas aulas de Artes (AEC), com o empenho precioso dos alunos, professor e assistentes operacionais.
O prémio foi um voucher de 250€ na Worten, que permitirá adquirir material que a escola necessite. Também cada aluno terá direito a um voucher de 20€.
Recordo que já no ano passado a EB de Arreigada recebeu também um 1º prémio nacional, com o Hino do Verdão. Esse prémio permitiu que a escola comprasse um trampolim.
Na realidade, além de se desenvolverem competências cada vez mais importantes na área da Educação Ambiental, também é gratificante sentirmos o reconhecimento do trabalho realizado e, ainda, ganhar prémios.

Desafio Final
Para que as escolas integrem o Programa é necessária uma inscrição que é paga pelo Município.
Já no ano passado senti que gostaria que todas as escolas do nosso Município integrassem o Programa Eco- Escolas. Era fundamental que todos fossemos Eco- Escolas, Eco- Agrupamentos e assim também poderíamos ser Eco- Município.
Tenho a certeza que o custo da inscrição das escolas não seria um problema, e temos no nosso concelho uma equipa fundamental que outros não terão certamente: o Observatório Ambiental. Apesar de serem apenas 2 técnicos, desenvolvem um trabalho brilhante com todas as escolas.
É esse desafio que deixo: vamos tornar-nos um Eco- Concelho!!! A comunidade e o Planeta agradecem!
Senhores Diretores e Sr. Vereador do Ambiente, pensem nisso! Como seria bom um dia termos em Paços de Ferreira o Dia das Bandeiras Verdes!
ASSINE A GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA
Opinião
7/11/2025
Opinião
6/11/2025
Opinião
2/11/2025
Opinião
31/10/2025