03/08/2024, 0:00 h
592
Opinião Opinião Politica Partido Social Democrata
OPINIÃO POLÍTICA
OPINIÃO POLÍTICA
A última requalificação da antiga EN207 é ainda do tempo de gestão PSD na Câmara Municipal. Na altura, houve a preocupação e um compromisso com a qualidade, mas também a visão estratégica de melhorar a mobilidade com a inclusão de novos passeios, rotundas e a eliminação de alguns pontos de conflito. Hoje, depois de uma década de gestão socialista, vemos finalmente uma nova requalificação. Mas, será uma melhoria genuína ou apenas uma jogada política para ganhar eleições e impressionar nas redes sociais? Obras feitas só para inglês ver?
A requalificação da estrada é bem-vinda, mas focar apenas nos carros e no alcatrão, esquecendo outras necessidades, é uma visão limitada.
Aliás, estamos a assistir a uma requalificação que em nada se adequa ao que o sr. presidente da Câmara referiu numa assembleia Municipal, em fevereiro do ano passado, o qual disse, e passo a citar: “é um objetivo deste Executivo Municipal, que estas estradas possam ser um novo modelo de execução que permita a instalação, não só dos passeios em alguns locais [...], para efetivamente termos um novo modelo inspirado na ciclovia, modelo de mobilidade urbana sustentável, Paços - Freamunde, para transpormos esta nova forma de organização do território a essas estradas ex-nacionais, porque acredito que vamos ter uma nova forma de organização do território, e vamos ter de facto uma nova imagem também."
Estamos a assistir a obras que não passam do levantamento do alcatrão para a colocação de um novo tapete, não se vislumbrando as intenções demonstradas pelo Presidente da Câmara que, mais uma vez, não passou das intenções verbais. Não basta pensar na cruz do asfalto; é essencial incluir a renovação e criação de novos passeios e inclusive a plantação de árvores.
Assim, lamenta-se que o executivo socialista não aproveite esta requalificação para levar a cabo novas melhorias na segurança rodoviária e pedonal, que seja revista e recolocada nova sinalização, ou seja, que seja efetuada uma verdadeira requalificação.
Deixamos um apelo ao executivo atual: pensem nas pessoas e no futuro. Um concelho melhor para todos não se faz com medidas temporárias e populistas, mas com uma visão de futuro que realmente transforme e beneficie a comunidade. Afinal, não queremos só uma estrada nova, queremos um concelho Paços de Ferreira melhor para todos.
ASSINE A GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA
Opinião
15/09/2024
Opinião
15/09/2024
Opinião
14/09/2024
Opinião
14/09/2024