Por
Gazeta Paços de Ferreira

12/07/2021, 20:00 h

121

Gazeta nas Escolas | À descoberta do Património Local

Educação

Nos dias 5 e 6 de julho os alunos do 3º ano do Centro Escolar de Arreigada e de Frazão visitaram os Moinhos de Frazão. Por iniciativa da escola, e com a colaboração da Junta de Freguesia de Frazão-Arreigada, os nossos alunos usufruíram de uma experiência inesquecível e enriquecedora.
O Sr. Agostinho, padeiro, e a sua esposa, D. Maria, explicaram aos alunos o ciclo do pão.
Os alunos, infelizmente cada vez mais habituados a comprar o pão na padaria, perceberam todo o percurso que é feito até se conseguir degustar uma broa caseira.
Tiveram oportunidade de assistir e participar em todas as fases: amassar, enfornar e …comer!
É verdade que já é pouco usual a cozedura do pão, mas faz parte da nossa história, das nossas raízes!
Como podemos perspetivar o futuro, se não conhecemos nem valorizamos o passado?
Esta é uma questão com a qual me debato várias vezes…
Não se ensina a gostar da nossa terra, da nossa história, se não a conhecemos! Como podemos perspetivar o futuro, sem saber o que nos trouxe aqui?
Esta é uma questão com a qual me debato várias vezes: não se gosta daquilo que não conhecemos.
É urgente que se façam aprendizagens fora da sala de aula, saindo dos livros que são feitos para todo um país com regiões tão diferentes entre si! Como pode um texto ou uma experiência sugerida num manual ter o mesmo significado para um aluno do litoral, que convive com a atividade piscatória, com um aluno do interior, talvez transmontano, onde predomina a pastorícia? Que significado tem uma história que se passa num centro de estudos ou num shopping, com uma que se passa no campo, enquanto a mãe rega o milho? É lógico, devemos alargar as vivências dos alunos, mas o conhecimento deve partir do meio que nos rodeia. E lá volto eu: que interessa conhecer as atividades económicas do Alentejo, ou do Algarve…se não conhecemos as nossas?
Às vezes parece que estou sempre a bater no ceguinho, mas…temos tanto para conhecer na nossa terra! A nossa indústria de mobiliário: quantos a conhecem? O nosso património local ou histórico: quantos o conhecem?
Desafio Juntas de Freguesia e Câmara Municipal a criarem roteiros onde as escolas possam ir. Sei que Matosinhos já o faz… Proporcionem às crianças a possibilidade de conhecerem a terra e a sua história. Desafio as escolas a enquadrarem esses roteiros nos seus currículos! Não é tempo perdido, acreditem: é a possibilidade de proporcionarem atividades diversificadas e significativas aos alunos! Claro que terá que haver um equilíbrio: deverá prevalecer sempre a questão pedagógica. Por isso, não interessa ir por ir; interessa ir depois de se fazer um enquadramento nos currículos de cada ano. Talvez por isso, o tempo, a data, terá que ser definida pelas escolas, em função do que se pretende lecionar e não pelas instituições.
É um desafio que gostava que agarrassem: as nossas crianças merecem isto tudo e muito mais!

  • Professora do AE Frazão

ASSINE E DIVULGUE GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA

ASSINATURA ANUAL DA EDIÇÃO ELECTRÓNICA – 10 EUROS

ASSINATURA ANUAL DA EDIÇÃO IMPRESSA (COM ACESSO GRATUITO À EDIÇÃO ELECTÓNICA) 20 EUROS

Opinião

Opinião

A polémica atual

1/08/2025

Opinião

O ESTADO DA “BAZUCA”

28/07/2025

Opinião

APEF apela à população para fazer rastreio às Hepatites Virais

27/07/2025

Opinião

CXL – Pela Segurança Interna

27/07/2025