Por
Gazeta Paços de Ferreira

06/07/2023, 0:00 h

250

CORRIDA

Desporto José Neto Comentário Desportivo

EXERCÍCIO E ATIVIDADE FÍSICA (45) CONCLUSÕES III

Enquanto realiza a corrida, a adaptação dum bom ritmo respiratório, em que o ato de expirar, que visa expulsar a maior quantidade de anidrido carbónico, seja sempre mais prolongado do que o ato de inspirar.

José Neto

A prática da corrida pode ser uma atividade considerada aeróbia (endurance).

 

Deverá por isso ser executada com o objetivo duma maior obtenção de capacidade de transporte de oxigénio, constituindo um equilíbrio perfeito com as necessidades do organismo, garantindo-se por isso um determinado rendimento ou ritmo de trabalho duramente um período prolongado, sem défice de oxigénio e com privação de alguns sinais de fadiga.

Por isso, costumamos dizer que os valores médios da frequência cardíaca devem situar-se entre 120-140/minuto.

 

ASSINE GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA

 

Alguns conselhos a ter em atenção:

 - No que se refere ao equipamento a utilizar, deve-se evitar o uso de fibras sintéticas, devido à possibilidade de se assistir a uma reação alérgica na pele por uma maior dificuldade de transpiração.

Também deverá usar-se um calçado adequado, composto por palmilha de espuma de borracha, no sentido de absorver o efeito de choque contínuo do bater do calcanhar no solo, cujo efeito poderá causar perturbações traumáticas a curto ou longo prazo, em especial no tendão de aquiles.

 

 

- Outra questão a ter em conta é o percurso a utilizar, devendo ser este, um percurso de natureza, evitando os pisos demasiado duros (cimento, alcatrão…) ou demasiado moles (terra solta, areia…). O ideal será a utilização de terreno plano em terra macia ou relvado/ervado e se possível bem arborizado.

- No aspeto técnico, deve ter em atenção. Enquanto realiza a corrida, a adaptação dum bom ritmo respiratório, em que o ato de expirar, que visa expulsar a maior quantidade de anidrido carbónico, seja sempre mais prolongado do que o ato de inspirar. A passada deve ser firme, o tronco ligeiramente inclinado à frente e um bom ritmo balanceado e alternado de braços.

 

 

-

 

Não esquecer de periodicamente de registar a frequência cardíaca. Como exemplo prático, medir o pulso (ou carótidas) em repouso, realizar 2 sérias de corrida de 10 minutos com 3 minutos de intervalo e voltar a medir entre o iniciar de nova série. Verificar que o batimento cardíaco não ultrapasse os 140 - 150/minuto no final da corrida e não iniciar nunca nova série com valores superiores a 120/minuto. Deverá jogar com estes valores e ir aumentado o tempo de corrida e diminuindo o tempo do intervalo ...  recorrendo ao fenómeno de permanente de hidratação.

Verificará no decorrer do tempo uma maior distância realizada, com uma economia crescente de energia, valorizando o estado de saúde e bem-estar.

OBS Na próxima edição terminarei esta temática que temos vindo a tratar ao longo do tempo, abordando em conclusões IV a NATAÇÃO bem como o Exercício Físico em ambiente aquático.

José Neto: Doutorado em Ciências do Desporto; Docente Universitário; Investigador

 

 

 

Opinião

Opinião

O que é a inflação?

15/07/2025

Opinião

Os pobres não podem esperar

13/07/2025

Opinião

Os Lambe-Cus

13/07/2025

Opinião

MANUEL GASPAR E A ACADÉMICA

12/07/2025