Por
Gazeta Paços de Ferreira

26/09/2024, 10:35 h

106

Pedro Moreira vence Prémio Maestro Silva Pereira - Jovem Músico

Cultura Destaque Seroa Música

A solo com a Orquestra da Fundação Gulbenkian

Pedro Moreira, natural da freguesia de Seroa, arrebata o prémio principal do concurso Prémio Maestro Silva Pereira - Jovem Músico do Ano 2024, após alcançar o 1.º lugar na categoria Oboé- Sénior no Prémio Jovens Músico RTP - Antena 2.

DESTAQUE

 

 

Pedro Augusto Dias Moreira desde muito cedo soube que era na música que queria construir o seu percurso profissional.

 

 

Natural da freguesia de Seroa, sempre teve a música presente na sua vida, seguindo as pegadas do seu avô Adelino (músico da Banda Musical de Vilela por mais de 50 anos), de tios e primos e do seu irmão Luís Duarte Moreira.

 

 

Aos 7 anos iniciou os seus estudos no instrumento oboé na Banda Musical de Paços de Ferreira com o professor Pedro Leal.

 

 

Em 2013, ingressou na ARTAVE - Escola Profissional de Artes Plásticas do Vale do Ave na classe de oboé do professor Hugo Ribeiro e, mais tarde em 2017 na classe do professor Luís Alves.

 

 

Foi nesta escola que fez todo o seu percurso académico até ao 12.º ano, tendo a oportunidade de evoluir, frequentando "masterclasses" com músicos de renome nacional e internacional no instrumento oboé, como Nelsón Alves, Samuel Bastos, Pedro Ribeiro, Aldo Salvetti, Jean Michel Garetti, Thomas Indermühle, Ricardo Lopes, David Walter, Viola Wilmsen, Jacques Tys, Hélène Devilleneuve,Diethelm Jonas, Ingo Goritzki e Jean-Louis Capezzali.

 

 

 

 

Aliado à classe de oboé, na classe de orquestra, trabalhou também com grandes maestros como Hugo Ribeiro, Rafa Albors, José Eduardo Gomes, Paulo Martins, Pedro Askim, Roberto Baltar Gardón, Maxime Tortelier, Rui Pinheiro, Carlos Garcés, Roberto Pérez, Dinis Sousa, Diogo Costa, Baldur Brönnimann, José Rafael Pascual Vilaplana, Douglas Bostock, Dinis Sousa, Alexander Kalajdzic, Lorenzo Viotti, Krzysztof Urbański e Giancarlo Guerrero.

 

 

Finalizou os seus estudos na ARTAVE em 2019, tendo obtido a nota máxima no seu Recital Final, e prosseguiu os seus estudos em Colónia, Alemanha, onde foi admitido na classe do professor Christian Wetzel, na "Hochschule für Musik und Tanz Köln".

 

 

Enquanto músico profissional, já teve a oportunidade de tocar com diversas orquestras, entre elas Orquestra XXI, Orquestra Gulbenkian, Schleswig-Holstein Festival Orchestra, Bielefelder Philarmoniker, Nordwestdeutsche Philharmonie e WDR Sinfonieorchester.

 

 

Mais recentemente, ganhou a posição de Oboé Solo (regime temporário) na Orquestra Bielefelder Philarmoniker em Bielefeld, Alemanha.

 

 

DISTINÇÕES

 

 

Durante todo o seu percurso, foram muitos os concursos em que participou, tendo alcançado diversos prémios.

 

 

Foi o 1.º classificado na classe B do Concurso Nacional de Sopros do Alto Minho no ano de 2012 e em 2018, no mesmo concurso, obteve o 2.º lugar na categoria D. Em 2019 obteve o 1.º lugar na categoria D na mesma competição.

 

 

 

 

Em 2012 e 2013, obteve o 3.º lugar na categoria Infantil do Concurso Internacional de Instrumentos de Sopro "Terras de La Salette", tendo em 2014 e 2015, neste mesmo concurso, obtido o 1.º lugar na categoria de Infantil e o 2.º lugar na categoria de Juvenil, respetivamente.

 

 

Em 2017 obteve o 1.º lugar na categoria Juvenil nesse concurso, e no mesmo ano obteve o 2.º prémio na categoria B do concurso "VII Concorso Internazionale per oboe Giuseppe Ferlendis" em Itália.

 

 

Em 2019 obteve o 2.º prémio com o "In Time Quintet" na categoria Música de Câmara no concurso "Prémio Jovens Músicos".

 

 

Mais recentemente, já em 2024 participou no concurso Jovens Músicos RTP - Antena 2, tendo obtido o 1.º prémio na categoria Superior de Oboé, o que lhe permitiu apresentar-se a solo com a Orquestra da Fundação Gulbenkian na passada quinta-feira, dia 19 de setembro.

 

 

Nesta apresentação, que contou com a presença dos outros solistas vencedores das restantes categorias, conseguiu arrebatar o prémio mais esperado da noite, o Prémio Maestro Silva Pereira - Jovem Músico do Ano.

 

 

ASSINE A GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA

Opinião

Opinião

Vamos falar de Investimentos? – parte V

2/12/2024

Opinião

Um escarro no 25 de Abril

1/12/2024

Opinião

Contraordenações Rodoviárias

1/12/2024

Opinião

O impacto transformador do voluntariado na sociedade

30/11/2024