18/02/2024, 0:00 h
253
OPINIÃO
OPINIÃO
No dia 16 do 12; pelas 16 menos 15, mais 5 menos 5; estava na Pr. Basílio Teles, em frente à Câmara Municipal de Matosinhos, na sede do PS, para exercer o meu direito de voto. Votar no candidato a Secretário Geral do Partido Socialista. Sou militante deste Partido, com as quotas em dia, há cerca de 20 anos. Estou assim habilitado para poder criticar, apoiar, discutir, concordar ou discordar quando muito bem me aprouver sobre tudo e todos que gravitem em torno do Partido, nomeadamente os que exercem funções de direcção. Sobretudo, estes! E farei tais críticas, tendo sempre como pano de fundo “A Paz, se possível, mas a verdade a qualquer preço” (Martinho Lutero). E já que citei este fundador do protestantismo, por achar a ideia expressa na citação absolutamente consensual, também posso e devo citar o nosso Papa Francisco que não se cansa de dizer, a propósito da situação actual: “O mundo está em guerra pelo dinheiro “. Como é de Política que vou falar, obviamente não poderia deixar passar em falso palavras dum grande político/economista que, a seu tempo, disse: “Por vezes a democracia também falha! Como é que a democracia nem sempre distingue, a tempo, e não segrega os políticos de pouca diligência, de débil carácter, por vezes o puro sacana e velhaco, por vezes o venal (corrupto)? Para mim isto é um mistério!” (Miguel Cadilhe). Portanto, fazendo a conjugação destas três ideias diria que todos estão certos, num mundo incerto!
ASSINE A GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA
Vivi cerca de 30 anos em Matosinhos, daqui o facto do meu cartão de militante ter esta bonita, progressista, inovadora cidade como ponto de concentração da minha militância. Matosinhos é, de há uns anos a esta parte, uma cidade sempre na linha da frente, quer em crescimento económico, quer em desenvolvimento cultural.
Não exagero na adjectivação que atribuo a este Concelho. Na verdade, ele tem, nas suas entranhas, tudo para se superar a si mesmo, diariamente. Tem muitos e bons gestores, empreendedores, dirigentes, empresários…e, sobretudo, tem tido sempre excelentes Presidentes Autárquicos, como é o caso actual. Pessoas muito inteligentes. (Inteligente = “intus-legere” = ler por dentro). Isto quer dizer que tem pessoas que veem muito bem ao longe, perspectivando o longínquo futuro… no amanhã. Quero dizer que é um Concelho que não tarda na concretização das obras. O que tiver de ser feito, está a fazer-se… já!
Não se estranhe por isso que, a mor das vezes, quem ganhar Matosinhos, ganha o País.
Quem ganhou a presidência do Partido foi Pedro Nuno Santos. Uns estão de acordo, outros nem por isso. Deixemos a última palavra ao “Sr. porvir”. Mas, duma coisa estou certo, com o PNS à frente do governo, o comboio de alta velocidade (TGV), a linha férrea de Leixões e o novo aeroporto de Lisboa serão uma realidade.
No dia 10 de março vão decorrer as eleições legislativas. Por norma, seguindo os ditames da Constituição, será convidado para formar governo o Secretário-Geral do Partido DEMOCRÁTICO que receber mais votos. Espero que seja o PS, Pedro Santos.
Sou Cristão, Seroense, Socialista… (Assunto que desenvolverei no próximo nº)
Opinião
2/12/2024
Opinião
1/12/2024
Opinião
1/12/2024
Opinião
30/11/2024