11/05/2026, 15:02 h
44
FREGUESIAS
A freguesia de Arreigada viveu, no passado fim-de-semana, dias 1,2 e 3 de maio, as Festas em Honra do Anjo da Guarda.
O programa, que aliou a devoção religiosa ao convívio comunitário, abriu na sexta-feira com a Procissão de Velas, seguida da atuação do grupo “Ir’Amar” e de uma sessão de fogo de artifício.
O sábado foi dedicado à tradição dos bombos, com a entrada do grupo “Escolas de Modelos” e uma animada “Noite de Bombos”, que contou ainda com a participação dos grupos de dança “Shake it Dance” e “FMotion Dance”.
As celebrações culminaram no domingo com a Eucaristia Solene (Missa Campal na Capela) e a majestosa Procissão Solene durante a tarde, acompanhada pela Banda de Música de Moreira da Maia. O evento encerrou com a renovação do testemunho para o próximo ano, reafirmando a vitalidade desta tradição na freguesia.
No Largo da Igreja
Tarde de "Porco no Espeto"
A Comissão de Festas em Honra de Nossa Senhora dos Remédios 2025/26 continua a dinamizar a freguesia de Arreigada com eventos de angariação de fundos. Depois do sucesso da "Noite da Francesinha" em abril, a organização prepara agora um grande convívio de Porco no Espeto, agendado para o próximo dia 23 de maio, com início às 15h00.
O evento, que terá lugar no Largo junto à Igreja de Arreigada, promete ser um verdadeiro festival de sabores tradicionais. Além do porco no espeto, o menu inclui bifanas, caldo verde, sobremesas e as típicas papas de sarrabulho, garantindo uma tarde de gastronomia regional num ambiente de grande convívio comunitário.
Os bilhetes já se encontram à venda junto dos elementos da Comissão de Festas. A organização convida toda a população e visitantes a garantirem o seu lugar antecipadamente, contribuindo assim para a viabilização das festividades, enquanto desfrutam de um momento de lazer "à maneira".
Arreigada caminha
"Pela Vida, Contra o Cancro"
A freguesia volta a mobilizar-se por uma causa nobre com a realização da 4ª Caminhada Solidária, organizada pelos Galhofas. Sob o lema "Ser solidário é o primeiro passo para a vitória", está marcado para o feriado de 10 de junho e tem como objetivo angariar fundos que revertem na totalidade a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro.
O programa começa cedo, às 9h00, com a concentração no recinto da Junta de Freguesia de Arreigada, seguida de um aquecimento orientado por Filipa Veloso e Daniela Nunes. Os participantes podem escolher entre dois percursos: uma caminhada de 9 km (com início às 9h30) ou uma distância mais curta de 5 km (às 9h45), ideal para crianças e adolescentes. A chegada promete ser um momento em grande com a Festa da Espuma, oferta da autarquia local.
As inscrições com kit garantido (que inclui t-shirt, saco, pulseira e reforço) decorrem até ao dia 1 de junho. A pulseira dá ainda direito a participar num sorteio de prémios.
.jpg)
Com Encontro Motard
22 anos dos "Amigos da Galhofa"
A vila de Arreigada prepara-se para um fim de semana no início de junho de muita animação e ruído festivo. Nos dias 6 e 7 de junho, o Grupo de Bombos "Amigos da Galhofa" celebra o seu 22.º aniversário, num evento que volta a unir a tradição do rufar dos bombos à paixão pelas duas rodas com um Encontro Motard.
O programa arranca no sábado, dia 6, com a abertura da sede às 14h00, seguindo-se um convívio motard, jantar e animação noturna. No domingo, a festa começa cedo com um passeio motard às 10h00, culminando num Festival de Bombos às 14h00. Para completar o ambiente de romaria, não faltará o bar aberto e o tradicional porco no espeto.
A organização, a cargo dos "Amigos da Galhofa" com o apoio do Clube Motard de Arreigada e da Junta de Freguesia, promete revelar mais detalhes no cartaz oficial brevemente. Fica o convite à comunidade para celebrar mais um ano de história e "muita galhofa" num evento que é já uma referência no calendário local.
Animação no Complexo Habitacional
"Festa em Família"
Para assinalar o Dia da Família, o projeto Percursos (De)talhados – E9G promove, no próximo sábado, 16 de maio, um evento especial no Complexo Habitacional de Arreigada.
A iniciativa, que decorrerá entre as 17h00 e as 21h00, convida toda a comunidade a participar num programa diversificado que inclui uma aula de Zumba, modelagem de balões, pinturas faciais e insufláveis para os mais novos. Contará ainda com "comes e bebes" a partir das 19h00.
O projeto é promovido pelo IPDJ e pelo Município de Paços de Ferreira, contando com o cofinanciamento do programa Portugal 2030 e da União Europeia.
Associação Motas e Cangalhos
12.º Encontro de Motas Clássicas
No próximo dia 27 de junho, a paixão pelas duas rodas e o cheiro a "ferrugem" invadem Paços de Ferreira com o 12.º Encontro de Motas Clássicas. Organizado pela Associação Motas e Cangalhos, terá como ponto de encontro as Escolas Anjo da Guarda, na Arreigada, a partir das 14h00, prometendo reunir colecionadores e entusiastas de modelos que nunca saem de estrada.
O encontro é um convite aberto a todos os proprietários de motas ou motorizadas clássicas que queiram partilhar histórias e experiências com outros aficionados. Sob o lema "Respiramos Ferrugem", a iniciativa pretende celebrar a preservação destes veículos icónicos num ambiente de grande convívio e camaradagem.
Com entrada livre, o evento promete transformar a Arreigada no destino obrigatório para quem aprecia a estética e a mecânica de outros tempos. A organização remete para breve a divulgação de mais detalhes sobre o programa, mas garante que, neste dia, todos os caminhos vão dar aos "Cangalhos".
ASSINE A GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA
Opinião
10/05/2026
Opinião
10/05/2026
Opinião
10/05/2026
Opinião
9/05/2026